WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“Tua fé te curou” – 31/01/12


1ª Leitura – 2 Samuel 18, 9-10.14.24-25.30-19,3
Salmo – 85(86)
Evangelho – Marcos 5, 21-43

1ª Leitura – Vimos ontem que Absalão, filho de Davi, sai a sua procura para matá-lo e assumir o reinado, ao avistar, por acaso os homens de Davi, meteu-se numa folhagem espessa de um grande carvalho ficando com a cabeça presa nos galhos da árvore, suspenso, a mula que montava passou e foi embora deixando-o entre o céu e a terra. Ao avistá-lo foram correndo avisar Joab, chefe do exército de Davi, tomando três dardos, cravou-os no peito de Absalão. Davi encontrava-se sentado entre as duas portas da cidade, quando seu sentinela, ao subir no terraço, avistou a vinda de um homem correndo. Davi fala: se vem sozinho é porque traz uma boa nova. Davi é comunicado da morte de Absalão, “então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto” (2Sm 19, 1). Davi lamentava-se pela morte do filho, por causa disso a “vitória tornou-se em luto” (2 Sm 19, 3) para toda Israel, porque o rei sofria pelo destino de seu filho.

Evangelho – Jesus, novamente atravessou para outra margem. Uma grande multidão se reuniu junto dele. Aproximou-se Jairo, um dos chefes da sinagoga, e caindo de joelhos implora que Jesus vá tocar a sua filha que encontra-se muito doente, e assim, será curada. Então Jesus o acompanhou e toda multidão os seguiam. No caminho uma mulher, com incessante hemorragia, já havia gasto tudo que tinha para curar-se e estava desacredita pelos médicos. Ela procurava no meio da multidão tocá-lo, porque tinha certeza que seria curada. Com muito esforço conseguiu tocá-lo, nisso Jesus sente a força que saiu de ti, volta-se e pergunta quem o tocou. “Os discípulos disseram: ‘Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’’” ( Mc 5, 31). Jesus continuava a procurar na multidão, a mulher com medo e tremendo, aos seus pés, conta-lhe tudo o que acontecia consigo. “Ele lhe disse: ‘Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença’” (Mc 5, 34). Enquanto falava chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga informando que sua filha havia morrido. Jesus tranquilizando-o disse para não ter medo, mas, fé. Não deixou que ninguém os acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Ao chegar na casa viu todo o alvoroço e choro, disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo” (Mc 5, 39) As pessoas que não acreditaram zombaram dele, Jesus retirou todos da casa, ficando somente os três discípulos e os pais da criança, pegou a mão da criança e disse: “’Talitá cum’ – quer dizer: ‘Menina, levanta-te’” (Mc 5, 41). Como já tinha doze anos, a menina levantou-se e pôs-se a andar e todos ficaram admirados. Jesus insistiu que ninguém ficasse sabendo e mandou dar de comer à menina.

O pecado de Davi gerou problemas em sua família, desde o assassinato de um de seus filhos e agora, Absalão, que queria tirar-lhe o poder. Davi era o ungido do Senhor, o protegido e, o que Deus espera de nós, seus filhos, o real arrependimento diante de nossas faltas. Deus nunca abandonou Davi, nunca nos abandona, nós por prepotência, recolhemos nossa mão negando o seu apoio. Absalão teve o seu destino conforme suas decisões. E para completar a catequese de fé, no Evangelho temos dois momentos, um com Jairo, chefe da sinagoga, que rompeu com a lei da época e acreditou em Jesus, o salvador. Como também, a mulher com hemorragia, se esforçou porque acreditava que somente Jesus poderia curá-la. Hoje, temos Jesus ao nosso lado, basta queremos encontrar com Ele, tocá-lo, pedir a sua ação em nossa vida. Basta nos colocar humildemente, arrependido de nossas falhas, acreditando, somente, acreditando naquele que tudo pode, que está acima de qualquer lei, porque Deus é vida, Deus é amor.

O que podemos levar para o nosso dia? Quer ter resultados positivos de seu trabalho? Faça-os com fé, acredite naquilo que faz, empenhe-se verdadeiramente, assim, seus objetivos serão alcançados, não nos esquecendo que somente chegamos a Jesus quando respeitamos e ajudamos o nosso próximo.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário