WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Confiar e agir – 18/01/12


1ª Leitura – 1 Samuel 17, 32-33.37.40-51
Salmo – 143(144)
Evangelho – 3, 1-6

1ª Leitura – O povo de Israel temia os filisteus principalmente por causa de um de seus guerreiros, ele era muito forte. Davi, já ungido pelo Senhor, se colocou a frente do rei Saul, para enfrentar esse guerreiro. Saul duvidou, pois Davi era um jovem inexperiente contra um guerreiro que desde sua mocidade já enfrentou diversas batalhas. Mas Davi colocou toda a confiança no Senhor, pois essa era a prova que o deixaria apto a assumir o reino de Israel. Davi, tomou o seu cajado, cinco pedras bem lisas colocando-as no seu alforje de pastor e com sua funda avançou contra o filisteu. Avistado pelo filisteu, Davi foi desprezado por ser muito jovem, ruivo e de bela aparência. O filisteu falou que o mataria e daria sua carne para as aves do céus e os animais da terra comerem. Davi em resposta coloca: que ele vem com espada e escudo e ele vai somente com seu Deus, todo-poderoso, prometendo cortar-lhe a cabeça. Logo que o filisteu avançou marchando em direção a Davi, este saiu de formação e foi correndo em encontro ao filisteu. Davi colocou a mão no alforje pegou uma pedra e com sua funda arremessou-a, tanto foi a força que ela encravou na testa do filisteu, o gigante tombou com o rosto em terra. Não tendo armas, Davi foi até o filisteu pegou sua espada e cortou-lhe sua cabeça, matando-o definitivamente. Assustados, os filisteus vendo o seu principal e valente guerreiro morto, fugiram.

Evangelho – Jesus volta a sinagoga em dia de sábado. Vendo um homem com a mão seca, chamou-o e pediu para ficar no meio deles, porque já observavam se ele iria curar em dia de sábado. Jesus perguntou: “É permitido num dia de sábado fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” (Mc 3, 4). Todos ficaram quietos. Jesus com ira e tristeza, devido a dureza de coração daqueles que se encontravam na sinagoga, pediu que o homem estendesse a mão e ela ficou curada. Os fariseus, juntos com os partidários de Herodes, inconformados, tramaram como iriam matá-lo.

É impressionante quando nos fechamos para as ações de Deus, nosso Pai, todo-poderoso, aquEle que nunca se afasta de nós, mas devido a nossa insensatez, nossa incredulidade faz que nossos corações, como os dos fariseus que se encontravam na sinagoga, fiquem duros, imperceptíveis aos milagres que acontecem todos os dias. Não importa quantos anos vivamos, mas o importante é a intensidade de vida que colocamos nos anos vividos. Mostra-nos Davi, no seu primeiro obstáculo, parecia impossível um jovem inexperiente ter a capacidade de derrotar um guerreiro, forte, gigante. Sem armas, somente com seu cajado e seu alforje, derrubou o paradigma da supremacia dos grandes guerreiros. Davi foi abençoado por Deus, esta era sua espada e seu escudo. Não há grandes problemas quando temos toda nossa confiança depositada no Pai.

Confiar e enfrentar os obstáculos é dever de todo filho de Deus. Para que haja a ação de Deus em nossa vida é necessário que façamos a nossa parte. Se estamos fisicamente debilitados, necessitamos nos alimentar de acordo, tomar os remédios que os profissionais da área nos medicam. Se estamos com os músculos flácidos, precisamos nos exercitar, caminhar, levantar pesos, pois estes favorecem nossa coluna, nossa musculatura, nossos órgãos. Se desconhecemos algo, precisamos estudá-lo, nos informar. Se temos que estar informados, precisamos ler o jornal diariamente, ler livros e revistas. O Pai sempre está conosco, mas precisamos fazer a nossa parte, confiando e caminhando retamente.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário