WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nascer de Deus – 29/07/11

Marta de Betânia
1ª Leitura – 1 João 4, 7-16
Salmo – 33(34)
Evangelho – João 11, 19-27 

            A Igreja comemora hoje o dia de Santa Marta, irmã de Maria e de Lázaro, aquela que exprimiu a bela profissão de fé e esperança cristã.
            Na primeira carta de João, na perícope selecionada, João nos ensina que todo verdadeiro amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasce de Deus e conhece a Deus. “Deus é amor” (1Jo 4, 16). É o Ágape, por amor Ele nos enviou o seu Filho para nossa salvação e redenção dos pecados, através de seu Filho enviou o Espírito Santo que nos guia e ilumina. O amor de Deus é legítimo, é incondicional, é abrangente.  Amor de Deus é aquele que nada cobra, mas aconchega, conforta. “Quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele” (1Jo 4, 16).
            No Evangelho Jesus chega à casa de Lázaro quatro dias após o seu falecimento. Marta vem recebê-lo, enquanto Maria fica sentada em sua casa. Marta afirma que com sua presença seu irmão não haveria morrido, oportunamente demonstrou sua fé: “...eu sei o que pedires a Deus, ele to concederá” (Jo 11, 22), Jesus afirma a ela que seu irmão irá ressuscitar. Jesus vem elucidar o que noz diz a primeira leitura – “E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais” (Jo 11, 26). O que para nós significa a morte, com Jesus se transforma em glória e manifestação de Deus àqueles que o ama, a omnipotência do Pai. Você acredita nisso?
            Finalizamos nesta semana o primeiro mês do segundo semestre, olhamos para trás e interrogamos: “Já passou?” Sim, o tempo não espera, por isso, se acaso tenhamos compromissos para serem cumpridos, que façamos. Se precisamos mudar, que façamos. Aproveitando desta certeza do amor de Deus para com seus filhos, motivemo-nos para corresponder com nossas responsabilidades. O verdadeiro amor não nos deixa fraco, ou excessivamente emotivo. Aquele que ama, decide, é transparente, participativo, evita que seus compromissos se arrastem por falta de empenho e decisão. Como Marta, aproveite a oportunidade de declarar sua fé, de viver a sua fé.
            Iluminados pelo amor de Deus, confiantes na ressurreição através de Jesus Cristo desejo a todos um feliz final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário