WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Milagre ou fé? – 18/07/11

1ª Leitura Êxodo 14, 5-18
Salmo – Ex 15
Evangelho – Mateus 12, 38-42

            No dia de hoje, a perícope refletida é a saída do povo de Israel do Egito, logo após a passagem do Senhor, que feriu todos os primogênitos nas casas em que não se encontrava o sinal com o sangue do cordeiro.
            Mas o povo que fugia,  se vendo perseguido pelo faraó, questiona Deus: “De que nos valeu ter sido tirados do Egito? Não era isto que dizíamos lá: ‘Deixe-nos em paz servir os egípcios’” (Ex 14, 11c-12a). Mas Deus, que é um Senhor presente, novamente atende o clamor de seu povo e diz a Moisés que siga para o deserto que através da dureza do coração egípcio Deus será glorificado.
            Sigamos para o evangelho de hoje. Os fariseus, para acreditarem em Jesus pediram um milagre. Jesus por sua vez repudia a falta de fé, e afirma que o sinal que eles tiveram foi através de Jonas, aquele que ficou três dias e três noites no ventre de uma baleia. Mas que  o “Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra” (Mt 12, 40b). Pede para que não sejam incrédulos, porque diante deles está quem é maior que Jonas e maior que o rei Salomão.
            Para que floresça a nossa fé necessitamos ter um encontro real com Deus, precisamos nos esvaziar, eliminando o orgulho, a prepotência, a fatuidade. Precisamos ser pequeninos e humildes para alcançarmos esse intento, seja: poder ouvir o Pai. O deserto, no qual foi colocado o povo de Israel após a libertação do Egito, não pode ser visto em sua figura física, mas, o espaço e o tempo em que se faz a experiência com Deus. Ante toda a tribulação de nossa vida, vemos no deserto o silêncio, a necessidade da resistência do homem pela vida. Sair da escravidão para a terra prometida, é tempo necessário para nossa conversão. Por isso Jesus chacoalha-nos, sacode-nos. O milagre que queremos, como num passe de mágica, está dentro de nosso coração, o sinal que esperamos está no amadurecimento de nossa fé.
Aquele que acredita consegue reconhecer a grandeza de Jesus, a  ressurreição. Distingue, compreende os sinais que diariamente manifesta-se em nossa vida
            No início desta semana, da qual, louvo a Deus por um querido parente e amigo, com seus mais de 80 anos, caminhou ontem para a casa do Pai. Bernardo Corrêa Pinto, homem generoso, junto com sua esposa Gisela, visitava-nos diversas vezes durante o ano a casa de meus pais. Éramos desprovidos economicamente, e eles, sempre com uma humildade extrema, uma bondade e vontade para que a família permanecesse unida, faziam o sacrifício de viajar, estar conosco, em nossa casa, no interior de São Paulo. Rezo por sua alma, por sua família que hoje sofre com a despedida, agradecendo a Deus por ter, dignamente, cumprido com sua missão.
            A todos desejo um feliz dia na graça do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário