WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sabedoria – 08/07/11

Encontro de José com seu pai, Jacó.
1ª Leitura – Gênesis 46, 1-.28-30
Salmo – 36(37)
Evangelho – Mateus 10, 16-23 

            Na primeira leitura, nos é recordado que Jacó, recolhe toda a sua casa – família, rebanho e pertences, e seguem para o Egito. Como diz a escritura: “sem contar com as mulheres dos filhos de Jacó, eram ao todo sessenta e seis” (Gn 46, 26). Antes de sua saída tem um sonho e essa decisão é abençoada por Deus. Neste capítulo 46 do livro de Gênesis narra também, o encontro do pai, Jacó, Israel, com seu filho que foi vendido pelos irmãos, José. O que surpreende que não há cobranças, acusações mas, no encontro, há muito amor.
            Jesus, no evangelho, envia-nos para mundo. Comparando-nos como ovelhas, aqueles que anunciam o reino, ante toda a contrariedade, muitas vezes ocasionados por aqueles que detêm o poder, como lobos. Nessa situação pede-nos sabedoria: “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10,16). Que não tenhamos medo de dizer a verdade, que Jesus é o Salvador. Deixemo-nos levar aos braços do Senhor, que a cada momento saberemos falar o que precisa ser dito, pois “o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós” (Mt 10, 20b). Sabendo que a missão é difícil, solicita de nós perseverança.
            José, em toda a sua trajetória não maldisse ao Senhor, inclusive nos momentos de dificuldades, sempre acreditou, foi perseverante e simples.
Como num quebra-cabeça, Deus coloca as peças em nossas vidas, encaixando-as no lugar certo e no momento exato, desde que nos disponibilizemos a isso, ou seja, tenhamos fé acreditando na ação divina. Assim, estejamos disponível ao próximo, atendendo-o em suas necessidades, empregando o primeiro dom do Espírito Santo, a Sabedoria. A pessoa sábia não olha as coisas apenas de um ponto de vista, mas sim de maneira integral. A pessoa sábia é prudente, não se deixa levar por elogios perniciosos e não se abate por críticas destrutivas.
Desejo a todos um feliz e sábio dia, tendo um abençoado final de semana na paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário