WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sábios no mundo – 13/07/11

Moisés e a sarça ardente
1ª Leitura – Êxodo 3, 1-6.9-12
Salmo – 102(103)
Evangelho – Mateus 11, 25-27 

            Moisés, após ter fugido do Egito devido a perseguição do faraó, casou-se com a filha de Jetro, sacerdote em Madiã. Num dia, levando o rebanho do seu sogro para o deserto ao chegar ao monte Horeb, observou que uma sarça ardia em chamas sem a consumir. Curioso foi dar uma volta para poder ver melhor, nisto Deus o chamou, pedindo a ele que tirasse as sandálias, pois onde estava pisando era terra santa. Explicou a Moisés que Ele é o Deus de seus pais e, ouviu o clamor de seu povo devido a escravidão no Egito. Determinou a Moisés a missão de ir conversar com o faraó, não mais aquele que o perseguia, pois já havia se passado em torno de 40 anos. Moisés perguntou a Deus quem é ele para conversar com o faraó e pedir a libertação do povo de Israel? Deus pediu que confiasse, pois estaria do seu lado, após libertar o povo servi-lo-ia nessa montanha.
            Neste trecho da história podemos aprender que Moisés se envolveu, não fugiu; não buscou sua própria segurança; não teve medo e não argumentou. Pôs-se a escutar a vontade de Deus, desproveu-se de toda superioridade e se fez pequeno diante do Pai, evitando até olhá-lo devido a Sua transcendência, sublimidade.
            O mesmo nos mostra Jesus Cristo. Ante a sua divindade e grandeza frente aos homens, ele se torna obediente ao Pai, escuta-o. Louva a grandeza do Pai que se revela aos pequenos e humildes de coração afirmando que somente o Pai reconhece o Filho, como também, somente o Filho conhece o Pai e aquele “a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11, 27b).
            Aprendemos nesses versículos de hoje que a fidelidade ao objetivo principal é essencial para que consigamos cumprir com nossa missão. Que a soberba e a superioridade deixa-nos inconvenientes frente a outras pessoas, ao contrário dos pequeninos e humildes de coração. Ser pequenino é saber ouvir, tentar compreender o seu interlocutor. Ser humilde de coração é ter o discernimento necessário para convencer o próximo (cliente ou amigo de trabalho) e não impor um pensamento. A pessoa sábia convence, age com sensatez e prudência.
            Com o coração como a sarça ardente, mas sem deteriorá-lo e, com ouvidos atentos aos desígnios do Pai, desejo a todos um bom dia na graça do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário