WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Deus é amor – 01/07/11


1ª Leitura – Deuteronômio 7, 6-11
Salmo – 102(103)
2ª Leitura – 1º João 4, 7-16
Evangelho – Mateus 11, 25-30 

            Esses momentos de reflexão e que decidi compartilhar com todos, sem  a ousadia de querer ensinar, mas, transmitir aquilo que eu entendi da Palavra para o meu dia, me faz afirmar: Deus caminha conosco. Nunca analisei o que iria refletir no dia seguinte sobre a Palavra, a não ser conceitos e filosofias de trabalho. Hoje parei para analisar, pois o título é uma verdade suprema. Na segunda-feira falei sobre desprendimento, na terça comentei sobre a insegurança, na quarta sobre o medo e ontem, entendendo e se renovando, reciclando, comentei sobre o perdão. Nada mais providencial, mais divino que fecharmos a semana afirmando que Deus é amor, Ele nos concede a capacidade de perdoar, que Deus é o Pai eterno e nos ama.
            Na primeira leitura, Moises transmite ao povo que Deus que se manifestou, não por eles serem um grande povo, pois não eram, mas cumprindo com duas grandes alianças feitas primeiramente com Abraão e depois com Noé. Que Deus é único e fiel a todos aqueles que o amam. Como a mentalidade da época era difícil, para que o povo pudesse entender e aceitar, é apresentado o Deus de poder, aquele que castiga os que não seguem e observam as leis.
            Mas no Evangelho Jesus vem renovar as leis, afirmar que quem conhece o Filho é o Pai, “e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele em que o Filho o quiser revelar” (Mt 11, 27). Ele, Jesus, o enviado do Pai, é o suporte de todos os desesperados, doentes. Só é dado o conhecimento de seu poder aos pobres e humildes de coração, aos pequeninos. Em nenhum momento Jesus menciona bens materiais, mas a pobreza e a humildade se referem ao nosso comportamento, nossos sentimentos. E João em sua carta (2ª leitura) nos ensina que devemos amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus, ele nos amou primeiro, e toda a sua manifestação é porque Ele nos ama. “Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus” (Mt 7,15). O seu amor pelo seu povo fez que enviasse o seu Filho para reparação de nossos pecados e o Espírito Santo para nos guiar e iluminar. Comecemos o dia dispostos a ter paciência com o próximo, com aquele que iremos nos relacionar. Como Cristão, mantenhamos firmes em nossos propósitos, estando  convicto que Deus é amor.
            A todos, na paz do Senhor Jesus Cristo, desejo um bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário