WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Perdão – 30/06/11


1ª Leitura – Gênesis 22, 1-19
Salmo – 114(115)
Evangelho – Mateus 9, 1-8 

            A narrativa da primeira leitura, dando continuidade ao livro de Gênesis, Abraão é testado. Deus lhe deu uma nova terra e, mesmo velho, concedeu a descendência através de seu filho Isaac. A exemplo, como sempre, não houve lamentações ou dúvidas. Como solicitado Abraão levantou de madrugada, chamou dois servos, Isaac e com um fecho de lenha caminharam durante três dias até ao monte indicado por Deus, pois havia solicitado em oferenda o holocausto de Isaac, o filho único. Nada é narrado durante essa viagem, o que faz entender da convicção de Abraão, do amor e temor ao Pai. Abraão chegou a colocar a lenha no monte, amarrou o seu filho e com a faca em punho, no momento de desferi-la, foi interpelado por um anjo. Abraão mostrou sua fidelidade a Deus, nada temia na vida e sim ao Pai que ama, que acredita e põe toda a sua história em suas mãos.
            No evangelho questionamos igualmente os mestres da lei da época: “Esse homem está blasfemando!” - falta-nos a fé demonstrada por Abraão.
No evangelho é apresentado um paralítico. Jesus vê a grandeza da fé que eles tinham e perdoou todos os seus pecados. Jesus: Senhor do tempo, conhece o ontem, o hoje e o amanhã, sabia o que pensavam os mestres da lei e, interroga-os: “O que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda?’ Quem, a não ser aquele que é Deus, tem o poder de perdoar os nossos pecados? E além disso, nos ensina a perdoar: “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam” (Mt 6, 12).
O perdão é uma dádiva que nos aproxima de Deus, a ignorância gera o pecado mas a graça divina nos oferta o perdão. O perdão não é para os fracos e indecisos, senão Jesus Cristo em remição aos nossos pecados, assumindo as nossas fraquezas, mesmo crucificado não nos perdoaria. O perdão é para aqueles que sabem o que quer, pessoas de fé, que amam. Sabe-se que perdoar não significa esquecimento do fato ou ato, mas, perdoar é ter a certeza que não será incomodado nunca mais sentimentalmente pelo ocorrido.
Rezo que aprendamos e nos esforcemos para que tenhamos a capacidade de perdoar, com isso possamos desenvolver um bom dia na graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário