WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fazer por amor – 21/06/11

1ª Leitura – Gênesis 13, 2.5-18
Salmo – 14(15)
Evangelho – Mateus 7, 6.12-14 

            Abrão, na primeira leitura, homem rico em rebanho, ouro e prata, preocupado com as desavenças entre seus pastores e os pastores de Ló, pediu a este que se separassem, assim evitariam problemas mais graves. Em sua bondade ofertou a Ló a oportunidade de escolher em  qual região gostaria de montar sua tenda e lá permanecer. Ló ao observar que toda região do Jordão era irrigada, optou por ficar. Então Abrão partiu para terra de Canaã e Deus pediu para que Abrão olhasse para o oriente e ocidente abençou e entregou toda essa terra para ele e para toda sua descendência.
            Jesus também pede que amemos o irmão e façamos o bem sem esperarmos nada em troca, sem interesse. Muitos escolherão a porta larga, espaçosa, mas esta leva para a perdição, enquanto que para o bom caminho, este é estreito. Fazer o bem aos outros, assumir compromisso em benefício a uma comunidade, não é fácil. Muitas vezes somos impelidos em não aceitarmos desafios, queremos sossego, só que a consequência disso é uma sociedade desrespeitosa, sem compromisso com a vida.
Quer educar seu filho, seu amigo, seu subordinado? Não é simplesmente com palavras que conseguimos alcançar esse objetivo, a verdadeira educação vem do exemplo, então, para melhorarmos nossas comunidades precisamos comprometer-nos com elas, assumir responsabilidades e cumpri-las. A nossa vivência tem que ser a diferença, temos que “vestir a camisa” sem esperarmos recompensa, mas, pela simples capacidade de poder amar. Numa comunidade, numa empresa, de 5% no máximo a 10% dos colaboradores são os que vestem a camisa, são aqueles que se comprometem com o objetivo de crescerem. Abrão tomou uma decisão, difícil, pois Ló é seu irmão, mas necessária para poder evitar desentendimentos entre seus pastores. Assim deve ser, amar, se comprometer é uma decisão pessoal.
Em nosso estudo iniciado ontem, procuramos aprimorar os processos para tomarmos nossas decisões. Para esclarecer quaisquer assuntos que tenhamos dúvidas, definir melhor um trabalho que nos é repassado, definir fronteiras que delimitem uma tarefa, enfim, para tornar claro a abrangência, motivação, custos e resultados deve-se utilizar a 5W+2H. Com estas 7 questões respondidas, muitas das dúvidas, indefinições, ambiguidades que surgiriam durante o desenvolvimento da atividade, no dia a dia, simplesmente desaparecem. Ou seja, a utilização do 5W+2H é um planejamento em si.
O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:
What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo).
            Há muita literatura sobre esta ferramenta de gestão disponível na rede, é interessante a consulta e a implantação desta em nossa vida.
            Na paz do Senhor Jesus, desejo um bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário