WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Justiça Divina – 13/06/11


1ª Leitura – 2º Coríntios 6, 1-10
Salmo – 97(98)
Evangelho – Mateus 5, 38-42

            Ontem vivemos o batismo da Igreja. “Foi o batismo da Igreja, o batismo no Espírito Santo”, disse Bento XVI. “A voz de Deus diviniza a linguagem humana dos Apóstolos, que se tornam capazes de proclamar de modo 'polifônico' o único Verbo divino. O sopro do Espírito Santo enche o universo, gera a fé, arrasta a verdade, estabelece a unidade entre os povos”, disse o papa, lembrando a narração de Pentecostes pelos Atos dos Apóstolos.
            Hoje na primeira leitura, na formação diária como Igreja viva no mundo, vemos que Paulo catequiza a comunidade de Corinto, por onde tinha passado, exortando-os para que não recebessem a graça de Jesus Cristo em vão, como programador do evangelho, quis fazê-lo sem escândalo para que seja creditado a ele a verdade. Como sincero apóstolo de Jesus, passou por diversas formas de turbulências, mas estas contrariedades no caminho seguido foram instigadores para o cumprimento de sua missão.
            De acordo com a consciência e a razão humana ficamos perdidos diante do evangelho de hoje. Como podemos rebater a violência? Jesus vem renovar a lei, não mais olho por olho e dente por dente, mas, a violência deve ser rebatida com amor. Para reverter o mal só há um caminho, o bem, essa é a justiça divina. Não quer formar de nós pessoas passivas aos acontecimentos e nem submissas. Dizer não na hora certa, negar em fazer algo que vá contra aos princípios cristãos é fazer valer o novo mandamento. Jesus pede que usemos da complacência, da sabedoria divina, que saibamos reagir à violência e injustiças e, através de nossos atos, mostrar o verdadeiro amor.
            Emanados por essas doutrinas divinas convido a repensarmos sobre nossa organização pessoal e profissional utilizando a filosofia oriental aplicada e difundida nas empresas – 5S.
            O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividade organizacional.
               Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
              Os principais benefícios da metodologia 5S são:
1.    Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
2.    Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração.
3.    Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
4.    Menos acidentes do trabalho.
5.    Maior satisfação das pessoas com o trabalho.
A primeira letra que iremos analisar é Seiri (整理): Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho. É o caminho oferecido para que organize a sua mesa, o seu setor, a sua empresa e/ou a sua casa. Precisa ter critério para manter um certo objeto, um documento, qualquer coisa que, caso o mantivermos é porque necessitamos dele, contrario a isto, guarde-o em local adequado ou descarte definitivamente. Frente aos documentos aprenda e faça arquivos digitais, organizados por pastas, com isso você estará ajudando o meio-ambiente diminuindo o consumo de papel e possibilitando, numa necessidade, uma busca rápida.
A todos desejo uma boa semana, na paz de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário