WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Sacramento da Eucaristia – 23/06/11

1ª Leitura – Deuteronômio 8, 2-3.14-16
Salmo - 147
2ª Leitura – 1 Coríntios 10, 16-17
Evangelho – João 6, 51-58 

Hoje celebramos o Sacramento da Eucaristia a fonte de vida da Igreja. Na origem da festa de Corpus Christi estão presentes dados de diversas significações. Na Idade Média, o costume que invadiu a liturgia católica de celebrar a missa com as costas voltadas para o povo, foi criando certo mistério em torno da Ceia Eucarística. Todos queriam saber o que acontecia no altar, entre o padre e a hóstia. Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da liturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la. Este gesto foi testemunhado pela primeira vez em Paris, no ano de 1200.
Entretanto, foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, essa religiosa começa ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de quase trinta anos. Nas suas visões ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Esta lacuna foi entendida como a ausência de uma festa que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.
Quando as idéias de Juliana chegaram ao bispo, ele acabou por acatá-las, e em 1246, na sua diocese, celebra-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo. Seja coincidência ou providência, o bispo de Juliana vem a tornar-se o Papa Urbano IV. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Na primeira leitura Deus quer mover o coração duro do seu povo e eles experimentam o maná que não conheciam, o alimento e ficaram quarenta anos de humilhação em provação no duro deserto. A nós, com Jesus é ofertado o verdadeiro alimento, o pão, o corpo de Jesus glorificado e o vinho, o sangue que redimiu nossos pecados. Aquele que o aceita e acredita, tem e deve compartilhar o alimento da vida eterna.
A vida é dura, os dias são difíceis, a quem pense em desistir de tudo, mas nós temos onde se apoiar, nós temos o alimento que revigora, que encoraja, temos o alimento que une a nossa diversidade. A santa Eucaristia é alimento da vida.
A todos um bom dia na paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário