WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Piedade – 05/07/11

1ª Leitura – Gênesis 32, 23-33
Salmo – 16(17)
Evangelho – Mateus 9, 32-38 

            Jacó, pega suas coisas, sua família e de noite atravessa o vau do Jaboc. Depois de estar sozinho, um homem se pôs a lutar com ele até o raiar do sol. Nesta luta Jacó é ferido na coxa. Jacó não o larga até receber sua benção, pois este homem é Deus e, por determinação, a partir de então foi chamado de Israel.
            Jaboc quer dizer: "lugar da travessia". Também representa luta; esvaziar e transbordar. Que tremenda verdade é revelada nesse local chamado Jaboc. Tem tudo a ver conosco nos dias de hoje. É o lugar onde o povo de Deus descobre o segredo do poder contra todo pecado que assedia. Representa uma crise de vida ou morte - uma crise que leva à rendição absoluta.
Não pode haver vitória gloriosa sobre o ego e o pecado enquanto você não for a Jaboc. Chega uma hora em que precisamos "resolver as coisas com Deus". Temos de enfrentar a nós mesmos, e nos esvaziar de todos maus desejos e ambição própria.
Jesus menciona no evangelho de hoje que cabe a nós pedir ao Pai para enviar mais trabalhadores, pois a colheita é grande, isto em compaixão há tantas necessidades do povo. Mesmo enfrentando incrédulos, Jesus ia curando e pregando o evangelho. Ter compaixão é ter piedade, amor pelo próximo. Piedade é um dos Dons do Espírito Santo. Piedade: é o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto do Cristo. É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Por ser o "amor do Pai e do Filho", o Espírito Santo nos dá o sabor das coisas de Deus. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).
Saibamos ter piedade com aqueles dos quais nos relacionamos, muitas vezes a ignorância de alguns é devido pela própria essência da palavra, de seu significado: desconhecimento. Não há contenda quando uma das partes não quer discutir, então, sejamos articuladores do diálogo.
A todos, desejo um bom dia na paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário