WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Abandono de linha férrea gera reclamações

Linha férrea está tomada por lixo - Foto: Jorge Silva
Amanda Oliveira
(programa de estágio)

O bairro Ângelo Vial, em Votorantim, é um dos locais por onde passa a linha férrea que servia o Grupo Votorantim. Atualmente sem utilização, os arredores dos trilhos estão servindo como ponto de tráfico e uso de drogas, além de ser frequente o descarte irregular de lixo e mato alto no local.
O cenário é de total poluição visual, tornando-se um risco de saúde pública, além de incomodar os moradores.
Ana Paula, dona de casa, reside em frente a essa linha férrea e relata sua revolta com o descaso.
“Eu penso na saúde do meu filho. Esse lugar pode estar contaminado, pode transmitir doenças.
Já encontraram até uma cobra grande aqui”, desabafa. Moradores afirmam que animais peçonhentos, muitos deles transmissores de doenças, são frequentemente vistos na área. Água parada também pode ser vista, o que serve de criadouro para o mosquito transmissor da dengue.
O tráfico, em plena luz do dia, também é uma das maiores reclamações.
Dona Maria Moraes, caseira, disse à nossa equipe de reportagem que procura sempre manter o local limpo, e varre todos os dias as proximidades de sua casa. “O problema é que os próprios moradores do bairro descartam lixo e até móveis aqui”, relata dona Maria, querendo providências e esclarecendo que para o problema ser resolvido é necessária a conscientização da população local. 
Por meio de nota, o Grupo Votorantim afirma que a Votorantim Cimentos mantém um programa periódico de manutenção e limpeza da linha férrea na extensão que contempla os 13 km que são de sua propriedade, tendo sua totalidade revista mensalmente com priorização dos pontos críticos.
Porém, nota-se que as medidas por eles tomadas ainda não são suficientes, se observada a situação em que a área se encontra. (Supervisão: Luciana Lopez)

Fonte: publicado na edição n° 69 de 24 a 30 de maio de 2014 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 06
            http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/9330/abandono-de-linha-ferrea-gera-reclamacoes.html

Minha opinião:
É um espaço sem uso que deve ser conservado e limpo, até aí, tudo bem!. Mas toda essa sujeira não se podemos culpar a administração pública e sim a educação dos próprios moradores, como identifica a Dona Maria Moraes.
Infelizmente quanto a sujeira e o descaso à conservação de vias públicas, por exemplo, não pisando sobre os jardins e usar somente as passarelas é um problema grave de nossa população votorantinense.

Editado em Março de 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário