WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Justiça – 14/10/11


1ª Leitura – Romanos 4, 1-8
Salmo – 31(32)
Evangelho – 12, 1-7

            Terminamos a semana dando continuidade a reflexão de Paulo sobre a justiça de Deus. Ele esclarece em sua carta que Abraão, pai de todos nós segundo a carne, foi creditado como justo não diante de suas obras, mas sim, diante da sua fé em Deus. Para quem faz um trabalho, o salário não pode ser um presente gratuito, mas, uma dívida. “Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como estado de justiça” (Rm 4, 5). Paulo conclui que feliz é o homem, mesmo pecador, é justificado e seus pecados perdoados diante da sua fé.
            Na perícope de hoje, Jesus encontra-se no meio de uma grande multidão que o procurava para ouvi-lo e tocá-lo e se dirige aos discípulos falando para tomarem cuidado, pois os mestres da lei e os fariseus usam a hipocrisia como fermento. Pede para tomarem cuidado, pois tudo que é falado a noite é ouvido durante o dia, ou o que é falado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Que os discípulos não precisam temer a eles, porque eles só podem prejudicar o nosso corpo de carne, mas devemos temer aquele que tem o poder de mandar-nos ao inferno. Deus sabe tudo, “até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais” (Lc 12, 7).
            As leituras de hoje me faz pensar principalmente na classe política, na sua maioria, preocupada com interesses próprios. Quem não ouviu a expressão: “Rouba, mas faz!” Acham que esse governante tem temor a Deus? A boa obra não justifica o seu pecado que leva milhares de pessoas a morte. Os mesmos, mestres na hipocrisia, afirmo, não todos, se revestem de pele de cordeiro na conquista do voto e massacram o povo com suas garras e dentes após eleitos.
            Precisamos reavaliar nossos conceitos, não temer a mudança, ousar nas decisões, nunca deixarmos de ter fé. Acreditar em Deus, que é nosso Pai, ele tem o poder da vida eterna, esse é o real fermento em nossa vida. Podemos esconder nossos pecados dos homens, mas nunca de Deus.
            Rezo que tenhamos coragem de ousar, que nossos trabalhos sejam alicerçados pela nossa fé no Pai, deste modo, poderemos ter a certeza da continuidade de nossas ações e nada poderá corroê-la.
            Desejo a todos um feliz final de semana com as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário