WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Justificado pela fé – 13/10/11

1ª Leitura – Romanos 3, 21-30
Salmo – 129(130)
Evangelho – Lucas 11, 47-54

            Paulo em sua carta, na primeira leitura, coloca aos romanos que a justiça de Deus se manifestou através dos profetas e é atestada pela lei, essa que realiza conforme justificada na fé em Jesus Cristo. Nós erramos, mas Deus é tolerante, e sua justiça nos perdoa e tira de nós todas as glórias sobre os outros, tornando-nos iguais, não excluindo ninguém, porque Deus é um só, tanto para os judeus como para os pagãos.
            Lucas no Evangelho retrata a passagem de Jesus com os mestres da lei e os fariseus. Jesus irrita-os ao falar a verdade. Comenta que construíram túmulos para os profetas que foram mortos por seus pais, aprovando assim, as obras dos mesmos. Jesus ameaça afirmando que na sociedade eles têm o conhecimento e o utilizam para dominar e oprimir o povo.
            Ambas as leituras chamam a nossa atenção para observarmos as leis humanas que controlam a sociedade. A lei não é legítima quando a mesma oprime e escraviza a vida. As leituras tornam-se atuais quando vemos muitos privilégios aos políticos enquanto, por outro lado, ao povo é exigido o compromisso de sustentar essas regalias. A verdadeira lei se justifica na fé em Cristo, precisamos fazer prevalecer a vida e não nos justificarmos frente ocasiões que venham nos favorecer. O grande vilão da humanidade é o poder, diz o ditado: quer conhecer o verdadeiro caráter de alguém, dê-lhe o poder. Não deveria ser assim, uma vez baseado na justiça divina em qualquer situação seremos um, como Deus, que é Pai, é somente um para todos.
            A todos desejo um dia abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário