WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Escutar – 04/10/11


1ª Leitura – Jonas 3, 1-10
Salmo – 129(130)
Evangelho – Lucas 10, 38-42

            Jonas, no trecho de hoje da primeira leitura, agora ouve a voz do Senhor e vai cumpri-la. Segue em direção a Nínive para propagar a mensagem confiada. A cidade de Nínive era muito grande, levava três dias para atravessá-la, mas não foi empecilho para Jonas, entrou na cidade pregando a conversão, caso não ocorresse, a cidade seria destruída. O povo ouviu as palavras do profeta, acreditaram em Deus. Ao chegar ao ouvido do rei, ele saiu de seu trono, depôs de seu manto real, vestiu-se de saco e sentou-e em cima de cinzas. Proclamou que todos deveriam se arrepender de seus pecados, pedir perdão, jejuar para alcançarem a graça e compaixão de Deus. “Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes e não o fez” (Jn 3, 10).
            Lucas, na perícope de hoje, narra a visita de Jesus à casa de Marta e Maria. Marta recebeu-o e Maria sentou-se aos seus pés e pôs-se a ouvi-lo. Marta, ocupada com os afazeres domésticos perguntou a Jesus se é certo Maria deixar de ajudá-la e ficar somente a escutá-lo. Jesus repreendeu-a dizendo que ela se preocupa com muitas coisas, a principal Maria escolheu, isto dela não será tirado.
            Somos preocupados em impor nossos pensamentos e incomodados que muitas situações ocorrem do jeito que não queremos ou planejamos. Isso é um erro grave. O bom senso e a paciência fazem os fatos fluírem de uma maneira branda, suave. Parece utópico - num mundo onde nos é cobrado respostas imediatas, pois as mudanças, principalmente tecnológicas, acontecem numa velocidade extraordinária. Nós nem nos habituamos com uma situação e já ocorre uma evolução, descartando aquilo que achávamos o máximo. Mas a prática de ouvir deve ser aplicada. Quando o faz sem a preocupação de dar uma resposta ao que está sendo exposto, e reflete o que está ouvindo, a possibilidade de atingir as expectativas do parceiro, este podendo ser um cliente, um fornecedor, o próprio filho ou, o filho ao ouvir os pais, tantas situações corriqueiras que defrontamos todos os dias e muitas vezes desperdiçamos porque tentamos impor nossa maneira de ser e deixamos de crescer e de aprender.
            O povo de Nínive foi salvo porque pararam para ouvir, reconheceram o erro e mudaram suas atitudes. Maria sabia quem era o mestre e não desperdiçou o momento de poder ouvi-lo, assim, automaticamente, crescendo em sua fé. E com tudo isso, somos convidados a ouvir mais, refletir sempre, filtrando o que foi colocado para depois agir.
            A todos desejo um feliz dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário