WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alegria, dor e glória – 07/10/11

1ª Leitura – Atos 1, 12-14
Salmo – Lc 1
Evangelho – 1, 26-38

            Hoje louvamos e agradecemos, pedindo sua intercessão, à nossa Senhora do Rosário, “inicialmente chamada de Santa Maria da Vitória, esta memória celebrava a libertação dos cristãos na batalha de Lepanto. A exemplo dos Vassalos que ofereciam coroas de flores a seus soberanos, os cristão adotaram o costume de oferecer a Maria tríplice ‘coroa de rosas’ que lembra sua alegria, suas dores e sua glória” (Liturgia Diária, Ano XX, nº 238, p.32).
            As leituras de hoje são todas escritas por Lucas, na primeira conta-nos que após Jesus ter subido aos céus, os discípulos junto com algumas mulheres, entre elas Maria, a mãe de Jesus se recolheram em oração, na casa em Jerusalém, onde normalmente ficavam.
            No Evangelho Lucas revela a visita do anjo Gabriel, enviado por Deus, a virgem Maria, convidando-a a missão. Pede inicialmente que não tenha medo, e anuncia que será mãe de um filho, que “porás o nome de Jesus, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi” (Lc 1, 32). Após o anúncio, com poucas explicações, Maria “disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38).
            Como ficou uma menina de 15 anos ao receber uma missão desse nível? Deus não escolhe somente os mais fortes, mas capacita-nos, nos faz forte. Maria teve a alegria de participar dos planos do Senhor. Não há como falar de Jesus e esquecermos-nos de onde foi gerado, olvidarmos de sua mãe. Jesus, sendo Deus, poderia simplesmente ter surgido como homem, mas não, seu primeiro berço foi o ventre de Maria, como todos nós. É justificado as honras, louvores e pedidos de intercessão à Maria, porque ela não foi qualquer mulher, ela é a mãe de Jesus, nosso Senhor. Assumiu as dores, porque acompanhou Jesus em todo o seu trabalho, inclusive, quando condenado e crucificado. Por mais que esteja obedecendo a Deus, nós como seres humanos, Maria como mãe, qual é a magnitude dessa dor ao ver tudo em silêncio até o último suspiro de seu Filho, perdoando a todos que o maltrataram? E por fim, coroada como bem-aventurada, Mãe de toda a humanidade, gloriamos a Deus, gloriamos a Maria, mãe de Deus.
            Pensemos em nossa vida, a exemplo da vida de Maria, todo trabalho possui fases: planejamento, execução e consequentemente a conclusão. Normalmente ficamos alegres por termos oportunidade quando nos define como parceiros. Para atingirmos um objetivo pré-planejado necessita de nossa dedicação, e que, atender a uma necessidade não se resume somente em boa vontade. Problemas e dificuldades sempre aparecem, são as dores do caminho a ser trilhado, onde exige de nós foco e persistência, perseverança. Por fim, todos aqueles que se postaram fiéis ao compromisso assumido, na conclusão terá sua glória, e esta, vem em consequência, não precisa ser cobrada.
            A todos, por intercessão de nossa Senhora do Rosário, pedimos para mais este final de semana a paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário