WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Humildade – 22/12/11


1ª Leitura – 1 Samuel 1, 24-28
Salmo – 1 Sm 2
Evangelho – Lucas 1, 46-56

Na primeira leitura relata-nos que Ana, mãe de Samuel, cumprindo com sua promessa ao Senhor, após desmamar, apresentou-o ao templo, junto com um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. Agradeceu ao Senhor por tê-la feito mãe e após o sacrifício do novilho ofereceu o filho para que ele o servisse todos os dias de sua vida.

No Evangelho Lucas dá continuidade a perícope que refletimos ontem referente a visita de Maria a Isabel. Maria agradece a Deus pela grandeza de sua bondade, por ter olhado para ela, reconhecendo que todas as gerações que hão de vir, a reconhecerão como bem-aventurada. Entusiasma-se com a grandeza de seu Senhor, que é todo-poderoso, que derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes. Lembrou da fidelidade de Deus com os filhos de Abraão, seu povo, sendo misericordioso, socorrendo-nos. “Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa” (Lc 1, 56)

Hoje somos focados na simplicidade, honestidade e firmeza, características de pessoas humildes. Ana, quando estéril, chorou no templo ao seu Senhor, mesmo sem falar, orou e prometeu que seu primeiro filho serviria ao seu Deus. Humildemente retornou ao templo com o filho, presente de Deus, e deixou-o para que o servisse. No Evangelho somos chocados pela simplicidade e profundidade das palavras de Maria. Após a manifestação de alegria de Isabel, Maria demonstra a maior de suas virtudes, a humildade, reconhece Deus como Pai, todo poderoso, onipotente, forte, justo, misericordioso e explana o canto dos necessitados. "O canto dos que não têm voz, o canto dos que precisam de carinho. Maria assume uma compaixão pelos menos favorecidos. Ela, na condição de simples, de serva, de pobre, traz para si a dor dos outros e certamente ensina isso a Jesus” (DOUGETHY, Pe. Eduardo, sj. Orações para um Brasil Cristão, Associação do Senhor Jesus, Campinas, SP, dezembro de 2011).

Empolgado pelas graças do menino Jesus, o Natal está próximo, desejo um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário