WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Respeitar – 30/12/11


1ª Leitura – Eclesiástico 3, 3-7.14-17
Salmo – 127(128)
Evangelho – Lucas 2, 22-40

Nesta primeira leitura extraída do livro de Eclesiástico vem nos mostrar desde o século II aC como se deve constituir uma família, o pai é honrado por Deus através de seus filhos, confirmando-os através da autoridade da mãe. Ensina o respeito que precisamos ter aos nossos pais, desde a nossa infância até nossa velhice, sendo que, quando nossos pais já estiverem debilitados, cabe a nós a paciência e atenção – “a caridade feita a teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para tua edificação” (Eclo 3, 15-17).

A perícope de hoje refletida, começa com o que analisamos ontem e segue mais alguns capítulos. Depois que o ancião Simeão consagrou e agradeceu a Deus por ter-lhe dado oportunidade de ver a Salvação, através do Messias, o menino Jesus, a profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, já aos oitenta e quatro anos, viúva, servia ao templo com jejuns e orações. Ana ao ver o menino começou a louvar e falar da libertação de Jerusalém. Com humildade, Maria e Jose, cumpriram tudo conforme a lei do Senhor, depois retornaram à Nazaré, cidade da Galileia. “O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lc 2, 40).

A pergunta que me fez refletir após ter lido as leituras do dia, fora: O que leva a manter uma família unida? Partindo de José e Maria, ambos se puseram sob as leis, ambos aceitaram participar do Projeto de Deus, respeitaram suas condições financeiras acreditando em seu Deus. José respeitou a situação de Maria e permaneceu ao seu lado e a protegeu, Maria também, respeitou a José, seu marido, e teve a singela compreensão de sua missão como mãe do salvador. Respeitar – a Sagrada Família, que comemoramos hoje, se respeitavam. Ter razão em certas situações independe se é o pai, se é a mãe ou o filho, o importante, é o que pede a primeira leitura, o pai seja honrado pelo filho, quer dizer, precisa escutá-lo, precisa reconhecer nele um ser único, com vontades próprias, que tem suas opiniões, das quais muitas podem beneficiar a união da família, mas o filho, mesmo com a razão, deve saber conversar com seus pais, dando-lhes a autoridade que pertence. Hoje, em nossos dias precisamos reaprender a conviver em família, precisamos pedir as bênçãos do Pai para que possamos nos respeitar.

Numa corporação o respeito é essencial para a convivência sadia entre os seus membros. Tudo o que ocorre dentro da mesma, tem que ser levado a conhecimento e aprovação da chefia. Isso não é ser capacho, é respeitar a autoridade instituída. Não respeitando a hierarquia, tal corporação, estará a beira do abismo. Em qualquer grupo, qualquer setor, deve-se imitar a família, o superior ouvindo seus subalternos, e os mesmos, sabendo se manifestar, respeitando as pessoas de acordo com suas funções. Por favor, ser educado é dever de todos para com todos, independentemente qual a responsabilidade que lhe é confiada dentro da empresa.

Hoje, é o último dia que escrevo neste ano. É bom termos um fim, assim podemos recomeçar tentando sermos melhores, dando-nos a oportunidade de corrigir aquilo que julgamos ter falhado.

A todos, na paz do Senhor Jesus, desejo um abençoado final de semana, boas e construtivas comemorações de final de ano. Rezo que as famílias estejam unidas e possamos reverter o crescimento do índice de violência instaurada em nossa sociedade. A todos feliz 2012, que Deus, em sua Santíssima Trindade, com a intercessão de nossa Senhora e honrado marido José, nos acompanhe e abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário