WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Julgar – 09/12/11


1ª Leitura – Isaías 48, 17-19
Salmo – 1
Evangelho – Mateus 11, 16-19

Deus fala através do profeta Isaías que Ele ilumina o nosso caminho. Seríamos mais felizes se o seguíssemos, se observássemos os seus mandamentos. Encontraríamos a paz se ouvíssemos e eternos se entregássemos ao seu amor.

No Evangelho Jesus compara a geração daquele tempo, e não distante a nossa geração, como crianças sentadas na praça que ao tocarem flautas não dançastes, ao gritarem lamentações não batestes ao peito. Veio João, não acreditaram porque vivia em jejum e sozinho no deserto, agora vem aquele que vive com os pecadores, bebe nas festas e reclamamos que ele é um beberrão, comilão e vive com os cobradores de impostos e pecadores. “Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras” (Mt 11, 19).

Temos o péssimo defeito de julgarmos as pessoas e normalmente frente aquilo que achamos como elas poderiam ser. Esquecemos de nossos defeitos para nos preocuparmos com os defeitos dos outros. Somos uns eternos insatisfeitos, nada nos agrada. Jesus também foi julgado, como pode um salvador viver como vivemos? Ele provou através de nosso dia a dia que podemos ser santos, mesmo com a fraqueza humana, porque Deus é misericordioso. Jesus pede que respeitemos a individualidade do outro, seu caráter, porque é com a diferença que se cresce, que se aprende. Amemos e nos respeitemos com o mesmo grau que gostamos de sermos amados e respeitados.

Profissionalmente não julguemos precitadamente nossos clientes e nossos concorrentes. Cuidado com o que fala, siga o ditado popular: “as paredes tem ouvidos”. Ao deixarmos de julgar negativamente alguém ou uma empresa isso não significa que não analisamos – a análise é ferramenta essencial ao planejamento – precisamos averiguar os caminhos, evitar terrenos movediços. Ser ético é não ter medo, constrangimento ao fazer um elogio, e ser contrito a uma apreciação negativa de alguém.


Nesta preparação deste tempo do Advento, desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus e ótimo final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário