WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Misericórdia – 15/12/11


1ª Leitura – Isaías 54, 1-10
Salmo – 29(30)
Evangelho – Lucas 7, 24-30

Vemos na primeira leitura que Deus se aproxima de Jerusalém concedendo a ela a grandeza de receber todos os seus filhos através do Salvador, reconcilia-se com a cidade, coloca-se como esposo, como Senhor dos exércitos, Criador de toda a terra. Numa demonstração de infinito amor afirma que as montanhas podem desaparecer e os montes podem se desfazer mas o seu amor nunca se acabará e a aliança de paz nunca mais será quebrada.

No Evangelho, dando continuidade ao que foi refletido ontem, após a saída dos discípulos de João Batista, Jesus questiona as multidões: o que foram ver no deserto, um homem bem vestido, com luxo? Afirma que estes se encontram nos palácios. Mas, então, o que foram ver no deserto? Ele mesmo responde que foram ver um profeta, afirmando que João é mais que um profeta, é um mensageiro de Deus que veio a frente para preparar o seu caminho. Diz que entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João, ao mesmo tempo, o menor no reino de Deus é maior que ele. Fala que muitos o ouviram, cobradores de impostos acreditaram em suas palavras e foram batizados por ele. Mas, os fariseus e os mestres da lei o rejeitaram tornando inútil o projeto de Deus.

Isaías tem a visão da cidade de onde viveria o Salvador, em nome de Deus, fala que sua misericórdia é infinita e reconcilia-se com seu povo. Tem piedade, sente sua infelicidade. Oferece condições necessárias para nos colocarmos ao perdão de nossas falhas. Cria em nós esperança, porque somos amados pelo Pai. E, tudo se completa em Jesus, ao exaltar a figura de João Batista, um homem maior que qualquer profeta, ensina-nos e oferece a possibilidade de sermos iguais a ele, somente nos declinando aos desígnios do Pai. Como já foi discutido, nossa conversão é diária, pois convivemos com mal, somos fracos, caímos, mas a compaixão do Pai, seu amor por nós é imenso e, por setenta vezes sete que nos arrependamos, seremos perdoados. O pecado é vício e devemos evitá-lo, porque não sabemos a hora do nosso encontro com o Pai.

Estamos próximos do grande dia em que celebramos a vinda de Jesus menino, inofensivo, inocente. Preparemos nosso coração, que nossos pensamentos se voltem em louvor e agradecimento, manifestado através da convivência com nossos irmãos, sendo solidários e fraternos.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário