WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Acreditar – 26/12/11


1ª Leitura – Atos 6, 8-10; 7, 54-59
Salmo – 30(31)
Evangelho – 10, 17-22

Estevão, um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade, “cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo” (Ato 6, 8). Isso incomodava alguns membros da Sinagoga, como também alguns de outras regiões que vinham discutir com ele. Mas grande era sua sabedoria e firme as palavras que proferia. Enfurecidos avançaram sobre Estevão. Em graça e glória, diz: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do homem, de pé, a direita de Deus” (Ato 7, 56) Tampando os ouvidos e enfurecidos levaram-no para fora da cidade e apedrejaram-no, Estevão pedia para que Deus acolhesse o seu espírito, suas testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo.

Na perícope refletida hoje Jesus informa das dificuldades para todos aqueles que acreditarem neste Projeto de Salvação, acreditarem em suas palavras. Mas também pede que não nos preocupemos com o que iremos falar, porque o Espírito de Deus falará por nós. Muitos serão odiados por causa de seu nome. “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10, 29).

Após o grande dia – a vinda do Senhor – refletimos sobre a atuação daqueles que acreditam e trabalham para uma sociedade melhor. O primeiro ato deve ser nossa conversão, pois a mesma é diária, devido a nossa natureza humana somos impelidos ao pecado obrigando-nos a rever diariamente nossas atitudes e decisões. Todo aquele que trabalha conforme os mandamentos do Pai procuram melhorar a sua comunidade, difundir o amor, o respeito. Pessoas que se aproveitam de alguns trabalhos coletivos para interesse próprio se incomodam com esse tipo de atitude, e tentam inibir sua atuação, perseguindo-as, caluniando-as. Isso ocorreu, como descreve as escrituras, como foi alertado por Jesus, mas o mesmo pede que sejamos perseverantes, pois o bem sempre vai superar o mal, e nisso eu acredito piamente. Nesta semana podemos refletir o que nos falta para podermos melhorar, como filhos de Deus, como bons profissionais. O que precisamos fazer? Qual paradigma a ser quebrado? Todos param para avaliar o desempenho deste ano que se encerra, e isso é importantíssimo, mas aprendamos a evidenciar e enaltecer as coisas boas que fizemos e aquelas que ocorreram em nossas vidas, e nestas, precisamos nos dedicar melhor agradecendo a Deus diariamente, não seja pessimista, analisando e valorizando o que ocorreu de errado, apenas, não repita aquilo que te prejudicou.

Acreditando na conversão, na luz do Menino Jesus em nossos corações, possamos ter uma ótima semana, a última do ano, e na sua Paz e proteção, consigamos estar avaliando nossas decisões.


Na paz do Senhor Jesus, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário