WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Preparar o Caminho – 23/12/11


1ª Leitura – Malaquias 3, 1-4.23-24
Salmo – 24(25)
Evangelho – Lucas 1, 57-66

Na profecia narrada nesta leitura do Livro de Malaquias, Deus com seu amor envia um anjo para preparar o caminho, preparar-nos para podermos receber o anjo da aliança. Diz que este enviado é forte, com o poder de derreter e purificar a prata, com o único objetivo de reunir o seu povo, formado por aqueles que crêem.

No Evangelho de hoje Lucas narra o nascimento de João Batista. No dia de seu nascimento os vizinhos se alegraram por Isabel, devido a misericórdia de Deus. Após oito dias foram circuncidar o menino e queriam dar o nome de seu pai, Zacarias. Isabel, se colocando contra a tradição, disse que o nome do menino será João, incomodados foram perguntar ao pai, a Zacarias, que estava mudo desde a visão do anjo no templo. Zacarias escreveu numa tabuinha que o nome do menino seria João, neste mesmo momento, sua língua se soltou e começou a falar. Assustados, todos os vizinhos ficaram com medo, a notícia se espalhou por toda a Judéia, e comentavam: “‘O que virá ser esse menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele” (Lc 1, 66).

Somos convidados a refletir sobre João Batista, profetizado por Malaquias. Como descreveu: João é um anjo enviado pelo Senhor para preparar o caminho para a vinda do Salvador. Deus não nos deixa ignorantes. Preocupado, porque quer seus filhos salvos, dá sinais de sua misericórdia, prepara a nossa mente e nosso coração para compreendermos o seu amor e, assim, podermos estar optando em caminharmos sob seus desígnios. João Batista já participava do Projeto de Amor antes mesmo de sua concepção, através do anúncio do anjo a Zacarias no templo, João recebeu, ainda no ventre de sua mãe Isabel, a visita de Jesus, de Nosso Senhor, quando Maria se propôs a ajudar sua prima. Ou seja, meus irmãos, Deus participa de nossas vidas, dá sinais de sua redenção, faz convites incessantes para que redimamos de nossas falhas e possamos abraçar os seus propósitos. O maior pecado que podemos fazer é não nos arrependermos, não nos confessarmos.

Com grande alegria desejo a todos um feliz final de semana, abençoado pela vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino Luz. Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário