WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Onipotência – 19/12/11


1ª Leitura – Juízes 13, 2-7.24-25
Salmo – 70(71)
Evangelho – Lucas, 1, 5-25

No livro de Juízes nos é narrado a história de Sansão, abençoado por Deus desde o ventre materno. Conta-nos que havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja esposa era estéril. O anjo do Senhor apareceu a sua mulher e atendendo as suas preces, informou que Deus lhe concederá um filho, que, desde então, não tomasse mais vinho e licor, não comesse comidas impuras, porque seu filho será consagrado por Deus desde o ventre materno e começará a libertar o povo de Israel das mãos dos filisteus. A mulher, prudentemente, foi contar ao marido. Assim ela deu a luz a um menino que foi abençoado por Deus e “o Espírito do Senhor começou a agir nele no campo de Dã” (Jz 13, 25).

No Evangelho nos é narrado que Zacarias, casado com Isabel, já em idade avançada, não tinham filhos porque ela era estéril. Num dos serviços que prestava no templo, Zacarias viu um anjo do Senhor. Ficou perturbado e assustado, o anjo se apresentou como Gabriel, um enviado do Senhor. O anjo falou a Zacarias que Deus ouviu suas súplicas e sua esposa Isabel terá um filho, do qual dará o nome de João. Profetizou que muitos ficarão contentes, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Adiantou que não deverão beber vinho e nenhuma bebida fermentada, desde o ventre materno estará repleto pelo Espírito Santo. Profetizou que essa criança reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor, teu Deus. Devido a dúvida de Zacarias em acreditar, o anjo disse que ficará mudo até o nascimento de seu filho e assim ocorreu. O povo que se encontrava fora do templo estava preocupado com a demora de Zacarias e devido a sua mudez e expressão, tinham certeza que ele tivera uma visão. Terminado os dias de serviço ao templo, Zacarias voltou para sua casa. Algum tempo depois, Isabel ficou grávida, isolando-se por cinco meses, glorificava ao Senhor por ter-lhe atendido e a tirado da humilhação pública.

Vemos dois acontecimentos em épocas bem distintas. Deus intervém e atende a súplica de seu povo, daqueles que o reconhece como Deus único, poderoso, onipotente. Aos crentes, aqueles que se dedicam de acordo com os desígnios de Deus, suas preces são atendidas, porque delas nunca haverá soberba, individualismo. É bom observar que fazer a vontade de Deus não quer dizer que devemos ser radicais, fanáticos, fundamentalista. Acredito que Deus quer que nós nos portemos como seres humanos, como seus filhos, louvando e respeitando na figura do próximo. Todo fundamentalismo, todo radicalismo nos leva para o pecado, pois a lei se torna maior que o homem e, isso, é errado.

Á Deus, tudo é possível, a Ele, tudo pode. Com o seu poder e com seu amor, intervém em nossas vidas através de pessoas, consideradas por nós como fracas, sujeito a preconceitos. Deus se manifesta na humildade de seus filhos, na lealdade, na fé e devoção. O Senhor nosso Deus e Pai, pode em qualquer momento transformar tudo, do impossível se tornar plausível, mas o seu amor e sua aliança com seu povo faz com que respeite nossa liberdade, não deixando de oferecer novos caminhos para nossa salvação, mas, por nenhum momento, interfere em nossas decisões.

Iniciamos esta semana, quarta do advento, rezando em agradecimento a Deus, pedindo também, perdão de nossas faltas, com isso nos preparamos para recebermos em nossos corações a beleza do menino Jesus.

A todos desejo uma feliz e abençoada semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário