WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quem é excluído? – 06/12/11


1ª Leitura – Isaías 40, 1-11
Salmo – 95(96)
Evangelho – Mateus 18, 12-14

Conhecido como o Livro da Consolação (cap. 40 ao 55), Deus se faz presente num momento difícil, o exílio e o abandono. Envia seu mensageiro no meio do povo para anunciar que o fim da desgraça está próximo. Isaías anuncia que Deus caminha com seus escolhidos, transformando vales em planícies, endireitando o que está torto, alisando as asperezas. O profeta afirma que o feno seca, a flor murcha, mas a palavra de Deus fica para sempre. Dá-nos uma alusão ao profeta João Batista, que anuncia o momento de redenção, a vinda de Deus em nosso meio, preparando o povo para recebê-lo.

No Evangelho de hoje, Jesus conta uma parábola: um pastor que tem cem ovelhas, quando perde uma, deixa as noventa e nove na montanha e vai procurar a que se perdeu? “Do mesmo modo, o Pai que está nos céus, não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mt 18, 14).

No âmbito do projeto da salvação ninguém está excluído, afirma as Escrituras, confirma Jesus em seus ensinamentos.  Nós mesmos, por decisão própria, que nos afastamos de suas graças, rejeitamos a sua misericórdia. Jesus acalenta-nos dizendo que os anjos do Senhor fazem festa a cada filho que é reconquistado, Deus enfatiza sua presença e poder quando tudo parece estar perdido – nos momentos difíceis de nossa caminhada, quando parece não haver mais saída, a quem recorremos? Quantos testemunhos de conversão já ouvimos afirmando que essa volta ao Pai se deu devido ter implorado o seu perdão, a sua ajuda? Infelizmente a exclusão às pessoas somos nós que fazemos, seja por sua raça, nível social, aparência. Já deveríamos ter aprendido, mas deixamo-nos levar pelo consumismo, status, etc. A mídia explora muito esse lado selvagem da intimidade humana, as pessoas que mais ganham no mundo são aquelas que estão em destaque, sua imagem é explorada ao máximo, revertendo aos coordenadores mais poder e muito dinheiro, aguçando ainda mais a exclusão dos menos favorecidos.

Revendo nosso papel dentro de nossa comunidade, peço ao Pai que tenhamos mais um dia de preparação ao santo Natal.

A todos desejo um abençoado e feliz dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário