WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Seu sim seja verdadeiro – 13/12/11

Santa Luzia

1ª Leitura – Sofonias 3, 1-2.9-13
Salmo – 33(34)
Evangelho – Mateus 21, 28-32

Sofonias é um profeta que exerceu seu ministério entre os anos 640 a 609 a.C., no tempo de rei Josias, seu livro profético pode ser dividido em quatro partes: a primeira o julgamento de Judá, ou dia de Javé, a segunda como o julgamento de todas as nações, a terceira levanta os motivos do julgamento de Jerusalém e por última, a quarta, o remanescente e o Reino Messiânico.

Neste trecho de hoje, do capítulo três, contra todos os infiéis afirma que Deus está sob o comando e enviará homens purificados, não mais se envergonharão sobre suas obras, porque “eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarão a fazer de meu santo nome o motivo de suas vanglórias” (Sf 3, 11). A paz reinará ninguém será mais molestado.

Jesus na perícope de hoje ensina aos chefes dos sacerdotes e anciãos com uma parábola: o pai pede a um filho para ir a vinha trabalhar, este diz que não vai, mas se arrepende e vai. O pai solicita ao segundo filho e pede para ir a vinha, este de imediato diz que sim, mas acaba não indo. Jesus pergunta qual deles cumpriu com a vontade do pai? Responderam certamente que fora o primeiro. “Então Jesus lhes disse: ‘em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no reino de Deus’” (Mt 21, 31). Completou dizendo que João o antecedeu e eles não acreditaram nele, ao contrário das prostitutas e republicanos.

Deus nos dá a oportunidade de arrependermos, convidando-nos novamente para refletirmos sobre a maneira que conduzimos nossa vida, quais são as nossas preferências, como encaramos os nossos irmãos. Somos convidados a vivermos uma nova filosofia, abandonarmos a arrogância que gera a infidelidade, a falta de fé no Pai, Criador do céu e da terra. Sua misericórdia é tão grande, que através do exemplo do evangelho somos agraciados com o perdão, desde que nosso sim seja verdadeiro, nossa mudança seja real, que sintamos a necessidade de vivermos na graça de nosso Salvador, Jesus Cristo. “Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que estás no céus” (Mt 7, 21).

Para nós, profissionais de qualquer área, aprendemos com a mensagem do dia de hoje que nosso trabalho terá perspectiva de crescimento se o vivermos realmente. Acreditando e nos responsabilizando pelo que fazemos e vendemos. É como conduzir um veículo motorizado, na dúvida não faça, evite acidentes.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Santa Luzia, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário