WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 31 de maio de 2011

“A minha alma engrandece ao Senhor” – 31/05/11

1ª Leitura – Sofonias 3, 14-18
Salmo – Is 12
Evangelho – Lucas 1, 39-56

            Hoje nós recordamos e louvamos a visita de Maria à sua prima Isabel, após ter recebido a visita do anjo Gabriel e aceitado a missão de ser a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.
            Na primeira leitura a perícope é tirada do livro profético de Sofonias (cujo nome significa “Deus escondeu”) pregações tidas no reino de Judá entre 640 a.C. a 625 a.C., cronologicamente entre os profetas Isaías e Jeremias. O Reino de Judá, era caracterizado por alguma desorientação religiosa provocada pelos reinados ímpios e violentos de Manassés e Amon e pelo fato de parte do seu território ter estado dominado pela Assíria depois da invasão de Senaquerib. Manassés terá mesmo chegado a dar proteção oficial a artes mágicas e encantadores e a mandar construir altares para adoração do sol, lua, estrelas e signos do zodíaco. Na sua pregação, Sofonias dirige ataques não apenas às modas e cultos trazidas pelos invasores estrangeiros, mas também aos poderosos que aceitam e até mesmo protegem esses costumes.
O seu livro bíblico divide-se em quatro partes: O Dia do Senhor em Judá; Ameaças Contra as Nações; Contra Jerusalém, Promessas a Israel. Sofonias dá esperança ao povo de Israel pois profetiza que Deus olha por seu povo e a ele enviará a salvação.
            Assim, somos guiados ao evangelho de Lucas. Lucas foi um médico grego, viveu na cidade de Antioquia, Síria antiga. Padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros. Alguns afirmam que Lucas pertenceu ao grupo de setenta discípulos do qual Jesus enviou para pregação, mas conforme a tradição, não foi testemunha ocular dos acontecimentos. Há outros grupos que defendem que ele queria conhecê-lo. O certo que foi amigo de Paulo e acompanhou até o seu martírio, Lucas é mencionado somente três vezes pelo seu nome no N.T. (Cl 4.14 - 2 Tm 4.11 - Fm 24). Também foi o primeiro iconógrafo, teria pintado a Virgem Maria, Pedro e Paulo. Lucas, em seu evangelho acatado Mariano, recorda o encontro de Maria com Isabel, nos mostra um pouco do que deve ser um encontro de verdadeiro amor entre duas pessoas. Por um lado, vemos Maria, que vai ao encontro de Isabel assim que sabe da sua situação, vai para servir, fazer com que seu amor se transforme em gesto concreto. Quando encontra Isabel, a saúda, pois valoriza aquele momento de encontro e também a pessoa com quem se encontra. Por outro lado, vemos Isabel que, ao ver sua prima, exalta imediatamente todos os seus valores como mãe do seu Senhor, assim como as suas virtudes. E este encontro termina com um cântico de exaltação ao amor de Deus.
            Em nossa vida profissional, como encaramos os nossos encontros com nossos clientes? Avaliamos como martírio? Maria após assumir uma sublime missão, se propôs a ir ao encontro de Isabel, sua prima, ao saber que ela estava grávida e já com idade avançada, para poder ajudá-la.
            Pensemos nisso.
            Desejo a todos um feliz dia na paz do Senhor Jesus.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A missão – testemunhar – 30/05/11

1ª Leitura – Atos 16, 11-15
Salmo – 149
Evangelho – João 15, 26 – 16, 4

            Na perícope do evangelho de hoje, Jesus afirma que enviará um defensor, o paráclito, o intercessor. Ele, o Espírito Santo, procedente do Pai é enviado para testemunhá-lo, e por Ele seremos protegidos para que a nossa fé não esmoreça. Deixa-nos cientes que todos aqueles que guardarem sua palavra sofrerá perseguições, estas, por homens que se dizem fazer a vontade de Deus. E isso vemos na primeira leitura do dia, narrada no livro dos Atos, Paulo com toda a contrariedade dos chefes do povo, permanece a propagar a palavra de Deus, a formar novas comunidades cristãs. O Espírito Santo estava com ele e iluminava o coração daqueles que queriam ouvir, batizando-os em nome de Jesus.
            Iniciemos a semana refletindo esta situação: Mesmo vivendo a verdade, iluminados pelo Espírito Santo, encontramos muitas dificuldades.
Infelizmente a falta de compromisso, a falta de amor, a falta de respeito é sinal que o homem se recusa em fazer o bem, propagando o que conhecemos como o mal. Tentar fazer as coisas corretamente, se mostrar solícito, transmitir palavras motivadoras exige um compromisso sério com o projeto de salvação. Uma vez que nos propusermos a ficar com a verdade, a trabalhar honestamente, estaremos seguindo os ensinamentos cristãos, o dia-a-dia poderá não ser fácil, mas o resultado será consistente, seja profissional ou não.
Assim, fazer as coisas certas dá muito trabalho, mas a persistência, a perseverança, a nossa força vem daquele que foi enviado, o Espírito Santo.
Iluminados por este novo dia, desejo a todos a paz de Cristo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

“Eu chamo-vos amigos” – 27/05/11

1ª Leitura – Atos 15, 22-31
Salmo – 56(57)
Evangelho – João 15, 12-17

            Os apóstolos e anciãos que se encontravam em Jerusalém, para acabarem com um mal entendido, enviaram dois mensageiros à Antioquia, à Paulo e Barnabé. O objetivo era levar uma carta, esta que dava boas vindas e alegria de ter os pagãos como irmãos. Após Judas e Silas, os enviados, leram a carta no templo, o povo de Antioquia sentiu-se alegres e estimulados.
            Exatamente o que Jesus nos ensina, não somos mais servos e sim amigos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Jesus compartilhou sua história, sua missão. Revelou-nos sua intimidade com o Pai e convida-nos a participar da mesa. Jesus deixa-nos um mandamento: “Amai-vos uns aos outros”.
            Terminamos esta semana enfatizando o Amor incondicional. O quanto é importante para nós nossa rede de contato. Onde vamos buscar informações para desenvolver nosso trabalho, extinguir dúvidas. Mas essa rede tem que ser criada recalcada na honestidade, na doação, na intenção de querer ajudar os outros e não extrair, sugar informações. A formação de uma rede de contato eficiente leva tempo para consolidar, mas tem que ser resultado de nossa postura frente as pessoas e empresas. “Amai-vos uns aos outros”, é mais fácil falar do que colocar em prática por isso precisamos treinar, cobrar de nós mesmos evitando atitudes não pensadas. Numa situação de conflito, o sábio ficaria quieto evitando palavras que distorçam ainda mais uma situação, aprenda:  duas pessoas gritam numa discussão, não é para sobrepor uma a outra, mas, para que possam ser ouvidas, pois seus corações estão distantes. Aproximemos nossos corações e formemos nossas redes de contato.
            Desejo a todos um bom final de semana, na paz de Cristo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

“Permanecei no meu amor” – 26/05/11

1ª Leitura – Atos 15, 7-21
Salmo – 95(96)
Evangelho – João 15, 9-11

            Podemos iniciar meditando hoje o evangelho, a mensagem que Jesus nos ensina é que amemos, e todo aquele que guarda seus mandamentos está com ele e, como ele guarda os mandamentos do Pai, também está com o Pai e Deus Pai é amor. Por isso a aceitação dos discípulos aos pagãos, na primeira leitura, reconhecendo que eles têm direito ao projeto de salvação, de serem chamados também de cristãos se torna possível. Não é admissível dizer que ama e refutar seu próximo. Jesus não faz descriminação de pessoas e sim dos pecados.
            Para nós, profissionais de relação comercial, torna-se importante a maneira da qual encaramos e aceitamos tal posição. Acolher de coração, se expor ao projeto de Deus, trará a nós a possibilidade de entendermos melhor aquilo ou, aquelas pessoas que nos trazem contrariedades. O cristão não é permitido pecar (é difícil), mas tem que conviver com o pecador, ser sinal e caminho, ser luz na vida do próximo. Os problemas tornam-se menores de acordo com a maneira como o encaramos. Coragem!
            Desejo a todos um bom dia na paz de Jesus.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

“Eu sou a videira e vós os ramos” – 25/05/11

1ª Leitura – Atos 15, 1-6
Salmo – 121(122)
Evangelho – 15, 1-8

            Como ocorre em nosso dia-a-dia, também, entre os discípulos e divulgadores da boa-nova depararam com uma contrariedade, não baseada nos ensinamentos de Cristo, mas na antiga lei de Moisés. Esqueceram que Jesus não mudou a lei e sim, renovou. A dúvida na época era: quem não era circuncidado não poderia ser cristão? Mas, iluminados pelo Espírito Santo, decidiram se reunir e discutir o assunto.
            É por isso que o evangelho de hoje Jesus nos lembra, através de um texto poético: nenhum ramo pode dar fruto se não estiver ligado a videira. E todo aquele que não der fruto será cortador pelo agricultor, que é o Pai. Como os apóstolos estavam ligados a Jesus e a adversidade é criação da nossa natureza humana, houve condições de conversa e principalmente entendimento.
            Devemos sempre clamar ao Pai que nos mantenha ligados à sua vontade, à nossa missão, não deixando-nos levar por atitudes avaras, egoístas. Nunca devemos exagerar nossas atitudes, nunca abusar num elogio ou numa crítica. O excedo das coisas nos torna fundamentalistas e o risco de criar animosidades, antipatia é grande e pernicioso a quem tem o encargo de sustentar e avivar o relacionamento entre duas empresas. O exagero nos leva a beira do despenhadeiro e qualquer progresso é o nosso fim.
            Pense nisso, tenham um bom dia na paz do Senhor Jesus.

terça-feira, 24 de maio de 2011

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. – 24/05/11

1ª Leitura – 14, 19-28
Salmo – 144(145)
Evangelho – 14, 27-31

            Acompanhamos através do livro dos Atos dos Apóstolos a persistência na divulgação do projeto de Deus, o projeto de salvação. Mesmo a tanta resistência, pois muda a forma de reconhecer Deus, não é mais os deuses que exigem sacrifícios, o último sacrifício já foi ofertado, o cordeiro já havia sido oferecido, agora o que trazem é a liberdade, é um Deus Pai, um Deus Amor. Essa nova ideologia incomodava, pois o povo não estaria à disposição das necessidades dos chefes e sacerdotes do templo. Aqueles que seguem o caminho da verdade, da vida, são martirizados, não em si pelo sacrifício, pois Deus Pai não quer isso de nós, seus filhos, mas em virtude da avareza e maldade do próprio homem.
            No evangelho Jesus insiste no amor, Ele nos deixou o exemplo, a obediência a missão e a sublime decisão de procurarmos a paz. O respeito ao irmão, a compreensão, o atendimento aos necessitados. Colocou a nós o maior de todos os mandamentos – amar a Deus sobre todas as coisas. Em outras palavras, quem ama a Deus ama a si próprio, ama o seu trabalho, ama o próximo. É aquele que alcança a real felicidade na alegria do irmão, entenda a diferença em ser feliz e ter momentos de felicidade.
            Ontem, na Metaltec, uma das empresas das quais represento, ofertou uma palestra, administrada pelo consultor Carlos Fasolim Júnior, na qual discutimos sobre qualidade ao cliente. Em síntese, qualidade é a capacidade de atender a uma necessidade. Essa necessidade do cliente é atendida em diversas situações, não somente na compra e venda de um produto e serviço. Essas situações são: maneira de atender e recepcionar o cliente, pessoalmente ou por telefone; como nos vestimos, roupas limpas, adequadas ao trabalho que exercemos; vocabulário que usamos; a higiene pessoal; o ambiente de trabalho, mantendo-o organizado, aplicando a filosofia 5’S . Tudo isso influencia na qualidade. Como está a sua?
            Tenha um bom dia na paz de Cristo Jesus.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A quebra de paradigmas – 23/05/11

1ª Leitura – Atos 14, 5-18
Salmo – 113B(115)
Evangelho – João 14, 21-26

            Devido as suas pregações, mostrando o Deus único, Paulo e Barnabé são obrigados a sair de Icônio, devido os pagãos e judeus, instigados por seus chefes quererem apedrejá-los. Outra violência contra os discípulos que ocasionou a expansão da boa-nova. Assim, foram às aldeias vizinhas, cidades da Licaônia, ali anunciaram o evangelho. Paulo fez um milagre em nome de Jesus, porque percebeu que o paralítico tinha fé suficiente para ser curado. O povo ao ver isso queria oferecer sacrifícios aos seus deuses, reconhecendo em Paulo e Barnabé, Mercúrio e Júpiter. Mas os discípulos os interpelaram e chamaram a sua atenção afirmando que eles são homens mortais, mas que o povo deveria se converter para o Deus vivo, esse que vieram anunciar. Com muito trabalho fizeram o povo desistir dessas oferendas.
            Vivendo Jesus Cristo ressuscitado, aprendemos na perícope de hoje que devemos ser humildes e confiarmos nele. Jesus não quer a submissão do homem a ele, mas comunhão do homem com ele. Quando o homem acolhe os seus mandamentos, na verdade está descobrindo os valores que são o seu fundamento e assumindo esses valores como causa primeira da sua felicidade. Promete-nos um defensor, que temos até hoje, o Espírito Santo. Através dele que os discípulos conseguem forças para resistirem a tantas contrariedades, dificuldades na missão de conversão do povo. O Espírito Santo é terceira pessoa de Deus, Ele que nos acompanha, nos ilumina e encaminha-nos ao Filho, este, que nos direciona ao Pai.
            Temos a certeza do Espírito Santo em nossas vidas, protegidos, devemos estar abertos a novas idéias, novos pensamentos, principalmente num mercado tão inovador, uma tecnologia atuante. Não devemos fazer igual aos pagãos e judeus que defenderam seus conhecimentos com pedras. Lembro, quando iniciei a trabalhar, conheci o kardex (um armário de fichas manuscritas para controlar o estoque de peças), tínhamos a obrigação de preenchê-lo diariamente, seja, passávamos o dia inteiro atualizando-o, porque essa informação serviria para o planejamento da empresa. O meio de comunicação entre as empresas eram: telefone, correio e telex (equipamento em que perfurávamos uma fita de papel, gravando as informações e transmitíamos via impulso as mensagens – cotações de preço, cartas, informações em geral). Quando veio o fax, onde trabalhava, houve resistência quanto a confiabilidade – como que um documento colocado em um aparelho iria conseguir ser transmitido a outro estabelecimento? Mas isso é a evolução, e hoje, ocorre todos os dias. Os meios, principalmente a internet, propiciam que tenhamos as notícias imediatamente. Esteja preparado para quebrar seus paradigmas, não somos conhecedores de tudo o que temos a disposição no mercado para realizar da melhor forma possível nosso trabalho, estejamos abertos ao novo, devemos conhecer aquilo que parece estranho para não perdemos oportunidades.
            Hoje começa em São Paulo a Feira de máquinas e equipamentos, mesmo com o tempo escasso, irei a ela para me relacionar e conhecer novas tecnologias. Isso é obrigação, por isso que o planejamento na nossa vida é importante para não perdemos eventos inerentes a nossa profissão.
            Boa semana, na paz de Cristo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

“Não se perturbe o vosso coração”. – 20/05/11

Jesus caminho, verdade e vida
1ª Leitura – Atos 13, 26-33
Salmo – 2
Evangelho – João 14, 1-6

            No livro do Atos Paulo e seus companheiros transmitem no templo em Antioquia da Pisídia seu testemunho, como reagiram o povo e chefes de Jerusalém, confirmando as profecias. Ao mandarem matá-lo, e morte de cruz, após, foi levado ao túmulo onde Deus o ressuscitou, e todos que o acompanharam são testemunhas de Jesus vivo diante do povo. Paulo finaliza afirmando que Deus cumprira a promessa que fez aos antepassados.
            Diante da perícope do Evangelho Jesus persevera com quem ama fazendo reconhecer o quanto somos lentos para crer, para entender e para nos abandonar em suas Palavras. Ele é o caminho, a verdade e a vida, não podemos chegar ao Pai se não por ele. Pensemos no pedido que Jesus nos faz: “Não perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”.
            A real confiança naquilo que acreditamos, trabalhando convicto, focado, trará em consequência resultados consistentes e duradouros. Por isso a abordagem ao cliente tem que ser planejada, para que ele, o cliente, não se sinta inseguro. Vimos nos dias anteriores 04 idéias básicas e essenciais na conquista do cliente e, hoje, finalizamos.
5. Faça um elogio sincero. Fique atento durante a conversa com cliente para elogiá-lo. Tenha cuidado para não ser bajulador, porque o que interessa é a sinceridade, a veracidade de seu elogio ocasionará conseqüências positivas junto ao relacionamento com o cliente. 6. Use o mesmo idioma. Ao comunicar-se com cliente fale a mesma linguagem, por exemplo, caso use o termo “solução imprescindível”, em suas colocações procure usar a mesma expressão, com isso, o entendimento do cliente será maior criando uma sintonia com o que queremos oferecer.
Agradeço a Deus por mais uma semana, e desejo a todos um bom final de semana na paz do Senhor Jesus.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

“Eu conheço aqueles que escolhi” – 19/05/11

Antioquia (Pisídia)
1º Leitura – 13, 13-25
Salmo – 88(89)
Evangelho João 13, 16-20

            Paulo, não mais Saulo, convertido e focado em cumprir com sua missão, chega junto com seus companheiros a Antioquia da Pisídia (Antioquia foi uma cidade da antiga província romana da Pisídia. Foi uma das diversas cidades que receberam o nome de Antioquia, fundadas por Seleuco I Nicator, 312 - 280 a.C, em honra a seu pai, Antíoco. As ruínas dessa cidade ficam perto de Halovaque, na Turquia moderna – Wikipédia). Entrou no templo, esperou ser convidado a falar e fez um discurso recordando desde a escravidão do povo no Egito até a vinda do Messias, conforme profecia. Lembrando aos israelitas a declaração de João batista: “...depois de mim vem aquele do qual nem mereço desarramar as sandálias”.
            No Evangelho, recordamos a Santa Ceia, após do lava-pés. Jesus reforça, também para nós, que conhece a todos e nos lembra que o discípulo não é maior que o mestre pois este, o mensageiro, não é mais do que daquele que o enviou. Sabe que um o trairá, mas assim tem que ser, pois necessita cumprir com a missão. Ciente das dificuldades do fim de sua missão, tem a preocupação de orientar-nos, para que sigamos seus ensinamentos e recebamos todos aqueles a quem a ele confiou a missão, pois é a ele mesmo que recebemos.
            Verificamos, tanto na perícope do livro de Atos como no evangelho de João, a preocupação em cumprir a missão confiada. O foco necessário responsável para atingirmos nossos objetivos – conquista de cliente. Mesmo com toda a certeza que está com a verdade, Paulo respeitou e aguardou ser convidado a falar. Jesus, sendo o rei da verdade, sendo Deus, nos respeita e solicita a nossa compreensão para que recebamos aqueles a quem envia. Assim dever ser.
Dando continuidade as idéias, regras básicas que devemos seguir, fundamentado nas diretrizes do consultor Ari Lima, e algumas dicas do SEBRAE/MG, temos como regra 3. Demonstrar interesse pelo cliente: deixe-o expor as suas necessidades, até, caso ocorra, particularidades, tudo pode contribuir para firmar um bom relacionamento. 4. Trate o cliente pelo nome. Todos se sentem respeitados quando são chamados pelo nome, repitá-o várias vezes quando possível. Já dizia o famoso especialista em relações humanas Dale Carnegie “o nome de uma pessoa é para ela, a palavra mais bonita do idioma”.
Amanhã, terminamos essas regras para o primeiro contato com o cliente.
A todos um bom dia na paz de Jesus Cristo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

“Eu vim ao mundo como luz” – 18/05/11

1ª Leitura – Atos 12, 24 - 13, 5
Salmo – 66(67)
Evangelho – 12, 44-50

            Vemos que a palavra de Deus se difundia cada vez mais, após o evento da morte de Estevão por apedrejamento, verificamos que este acontecimento se tornou positivo por dois aspectos: 1- Estevão tinha a certeza da vida eterna e, 2- a boa-nova disseminou, atravessou as fronteiras. O Espírito Santo havia escolhido Saulo, junto com Barnabé e auxiliado por João designando-os a divulgarem e levarem o evangelho e seus acontecimentos a outras cidades e nações.
            Tudo isso foi possível devido o que nos revela o evangelho de hoje: Jesus Cristo é a luz do mundo, para que todo o que crê nele não permaneça na treva. Jesus não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Como exemplo de conduta, Jesus está sempre afirmando, não faz a sua vontade, mas, a vontade do Pai.
            Trazendo para  a nossa realidade: como conquistar clientes? Os discípulos foram treinados e orientados de acordo com o projeto da salvação. Saulo, o abortivo, ficou 3 anos conhecendo e reforçando sua fé. Eles ofereciam um produto: a salvação através da conversão em Jesus Cristo ressuscitado. A nossa realidade não se faz diferente. O mercado é exigente e concorrido, precisamos obedecer a regras básicas para desenvolvermos nossos clientes. Primeiramente, lógico, definir o produto/serviço que vamos oferecer. Segundo: análise do nosso público-alvo, não podemos oferecer açúcar para um diabético. Analisar o mercado que iremos atuar. Junto ao cliente é importante: 1. Estabelecer  sintonia com o cliente desde o primeiro momento. O que seria isso? É conseguir uma afinidade em relação ao seu pensamento, suas idéias, seus sentimentos, é a empatia entre duas pessoas. 2. Saber ouvir: principalmente nas primeiras visitas instiga o cliente a falar, deixe-o explanar suas necessidades, suas particularidades, conheça o modo como age, pensa. Procedendo desta maneira conseguirá perceber detalhes sutis que poderão ajudá-lo a compreender melhor o cliente.
            Amanhã retornaremos com mais algumas regras, idéias básicas para conquistar clientes. Bom dia - fiquem com a paz de Deus.

terça-feira, 17 de maio de 2011

“Foram chamados com o nome de cristãos” – 17/05/11

1ª Leitura – Atos 11, 19-26
Salmo – 86(87)
Evangelho – João 10, 22-30

            A Igreja de Deus se estende e chega aos gregos, após a dispersão, devido a morte de Estevão, a boa-nova do senhor Jesus espargiu a diversas comunidades, chegando a Antioquia. Tanta foi a alegria de Barnabé, que decidiu ir buscar Saulo, o novo homem, convertido, e trabalharam um ano com essa comunidade, lá, pela primeira vez foram chamados de cristãos.
            No evangelho, em Jerusalém, era inverno, viviam a festa da Dedicação do templo. Jesus estava no templo, no pórtico de Salomão e é questionado se Ele é o Cristo, o Filho de Deus profetizado. Jesus afirma que sim, que já havia dito e questiona: as obras não são suficientes para testemunhar o Pai? Jesus nos compara como as ovelhas, que reconhecem a voz do pastor, daquele que as quer bem. Por isso, quem ouve, entende, acredita na salvação. Infelizmente nem todos se põe a escutar e a compreender o projeto de Deus.
            Aproveitando o questionamento de Jesus, referente a tomar uma decisão, levando em consideração, se você ouve e vê, por que não acredita? Refletimos: em nossa vida, profissionalmente ou não, temos que tomar decisões, simples ou complicadas. E nesse quesito verificamos que somos falhos. Procrastinamos ou, até mesmo, nunca resolvemos.
Para que possamos tomar uma decisão avalie as alternativas, que são: identificar o problema; considerar as possíveis causas; desenvolver probabilidades de solução analisando os prós e os contras das mesmas, escolher a melhor opção, tomar a decisão e por fim, implementá-la e acompanhá-la.
            Cuidado em decidir pela mais fácil e sim, decida pela mais simples.
            Tenham um bom dia na paz de Jesus.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

“Eu sou o bom pastor”. – 16/05/11

1ª Leitura – Atos 11, 1-18
Salmo – 41(42)
Evangelho – João 10, 11-18

            Na primeira leitura de hoje reconhecemos que a salvação é estendida a todos. Hoje, não mais batizados pela água, mas pelo Espírito Santo. Deus deu a capacidade a todos aqueles que querem ouvir reconhecerem em Jesus o nosso Salvador. Pedro é levado até os pagãos e presencia, conforme falava sobre o acontecido, a descida do Espírito Santo aos que ouviam.
            No Evangelho Jesus é a confirmação das profecias, Deus envia pastores para seu rebanho. Jesus se compara ao bom pastor, aquele que dá a vida por seu rebanho, não como mercenário, que no ataque de lobos causa a dispersão. A Jesus é dado o poder sobre a vida: “Ninguém tira a  minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho o poder de entregá-la e tenho o poder de recebê-la novamente”.
            Repito: somos convidados para a graça da salvação em Jesus Cristo, e assim, convido-os a iniciarmos mais esta semana. Conscientes que pertencemos ao projeto de salvação então, precisamos fazer a nossa parte. Agende o que precisa ser feito, escreva aquilo que você realmente não pode deixar de lembrar. Enumere, faça uma análise dessa agenda estabelecendo prioridades. Não deixe de riscar todo aquele serviço que foi completo, é uma missão que foi cumprida. Termine tudo o que iniciou, evite deixar “rabos pelo caminho”.
            A todos uma boa semana, lembrando do salmo de hoje: “Enviai vossa luz, vossa verdade: eles serão o meu guia”.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

“Ressuscitados para uma vida nova” – 13/05/11

São Paulo por Rembrandt
1ª Leitura – Atos 9, 1-20
Salmo – 116(117)
Evangelho – João 6, 52-59

            Acompanhamos diariamente, após a ressurreição de nosso Senhor, a difusão da boa nova para outras cidades. Hoje, Saulo, perseguidor implacável dos cristãos, no caminho de Damasco é derrubado de seu cavalo, conversa com Jesus, fica cego por três dias e se converte, tornando-se um dos maiores propagadores do cristianismo.
No evangelho de hoje Jesus nos coloca que todo aquele que “comer da carne e beber do sangue do Filho terá a vida eterna”. Nessa metáfora Jesus nos ensina que um encontro real, onde possamos senti-lo, alcançaremos a vida eterna. A conversão é efetiva quando a vivenciamos em todos os minutos de nossa vida. Como Saulo, careceu cair do cavalo, todo o seu poder foi aniquilado.
Os poderes que temos perante aos homens é nada diante de Deus. Ao recobrar a visão Paulo, já não mais Saulo, pois nasceu um novo homem, enxergou a verdade, o caminho e a vida. Como ele mesmo menciona: “E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo”. (I Coríntios 15,8)
Paulo foi escolhido porque sempre foi fiel àquilo em que acreditava, antes perseguia os cristãos com afinco, pois depositava toda a confiança no imperador. Uma vez a verdade revelada após sua conversão, junto de são Pedro, foram os pilares do cristianismo. Homem infatigável, disciplinado para realizar da melhor maneira a sua missão.
            Podemos repensar sobre como anda nossa autodisciplina. A desorganização pessoal e a falta da autodisciplina podem ser meios que as pessoas usam, vezes inconscientemente, para se auto-sabotarem, tendo como consequência, não atingirem seu objetivos.
            É necessário, para termos resultados positivo em nossa tarefa, lembrarmos de: manter o foco no trabalho atual; terminar todas as tarefas iniciadas; dar prioridade aos serviços, realizando um de cada vez; assumir e corresponder aos serviços e evitar a procrastinação.
            Um bom final de semana a todos na Paz do Senhor Jesus.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

“Todos serão discípulos de Deus” – 12/05/11

São Filipe
1ª Leitura – Atos 8, 26-40
Salmo – 65(66)
Evangelho – João, 6, 44-51

            Damos continuidade aos fatos nas leituras de hoje, tanto do Atos dos Apóstolos como o Evangelho, são uma sequência lógica. Jesus explica detalhadamente ao povo quem Ele é, reforça o motivo de seu envio em nosso meio e coloca que todo aquele que escuta e se deixa ser instruído pelo Pai, chega até Ele. Podemos considerar que esse “escutar”, não é somente ouvir, mas, se comprometer de alma, permitir que todo o seu corpo se envolva e aja. Escutar sem agir é o mesmo que negar o que ouviu, ou também, não entender.
Vimos que Filipe, pela graça do Espírito Santo sai para evangelização e é direcionado para evangelizar um eunuco, etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador de seu tesouro, que passava lendo os escritos do profeta Isaías. Uma vez explicado a escritura convertendo e batizando o eunuco, Filipe foi arrebatado para Azoto, assim foi evangelizando até Cesaréia.
Tal qual é a graça do Espírito Santo quando deixamos atuar em nossa vida, somos colocados nos momentos certos, com frases corretas, convencemos sendo sucintos. Filipe ouviu, entendeu e acreditou. Colocou-se a disposição das missões.
Vimos que a transformação está na clareza da comunicação. A falta de informações, excesso de detalhes, distorções no processo de comunicação provocam mal entendidos, erros, retrabalhos, ressentimentos, ansiedade e lógico, desperdiçam um tempo enorme.
Para sermos efetivos na comunicação devemos respeitar o interlocutor, sabendo ouvi-lo, limitando ao seu conhecimento e interesse. Estabeleça o real objetivo, clarifique suas idéias. Observe o ambiente e as pessoas, seja coerente entre a linguagem verbal e não verbal, mantenha o contato visual, peça um “feedback” do apresentado e, principalmente, seja conciso, não entre em detalhes inúteis.
A todos um bom dia na paz de Cristo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que vem de Deus, o homem não elimina – 11/05/11

1ª Leitura – Atos 8, 1-8
Salmo – 65(66)
Evangelho – João 6, 35-40

            Com a morte de Estêvão, os cristãos foram perseguidos, presos e condenados. Devido a isso houve uma grande dispersão, como a água jogada na terra infiltra no solo, a palavra de Deus foi levada para outras comunidades com a mesma intensidade. O intento era acabar com esses ensinamentos, mas o resultado que colheram foi totalmente inverso. Filipe desceu a uma cidade de Samaria e anunciou o Cristo, fez muitos milagres, expulsou demônios, paralíticos e aleijados foram curados.
            No evangelho Jesus já profetizava e instruía que ele veio do céu para fazer a vontade do Pai, não a dele. E a vontade do Pai é que sejamos levados para o caminho da vida eterna, e esse caminho é Ele, todo aquele que ver (conhecer) o Filho e crer, terá a vida eterna.
            A Igreja católica, após a Páscoa caminha se preparando para o Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Somos candidatos para receber essa graça, gratuitamente. As escrituras nos revelam a grandeza do Senhor, como diz o salmo: “Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”. Só não acredita aqueles que querem ser cegos frente a esta realidade, conforme narra diversos livros de história, não somente canônicos, a grandeza do amor do Pai.
            Para nós, astros do relacionamento entre empresas, fica claro que o desenvolvimento de nosso trabalho pode ser propagado positivamente ou negativamente, isso em consequência do que apresentamos ao cliente. Evitar que os erros cheguem aos clientes é um dever, mas nem sempre isso acontece, escapa de nossos controles. Mas o erro, a falha, não é o principal problema, podemos reverter a nosso favor, isso dependendo como iremos encará-lo.
            Como já foi descrito em outros dias, o cliente espera soluções e auxílios para melhorar seu desempenho, porque do outro lado, ele também é um fornecedor e tem que atender a seus clientes.
            Jesus, o homem, foi fiel a sua missão, todos os minutos de sua vida. Suas palavras e seus atos eram coerentes, traziam a verdade. Aqueles que tiveram o privilégio de o conhecerem, tocarem, sentiam-se confortados, porque não havia falsidade, não havia dúvidas. Hoje, somos convidados a conhecê-lo, a tocá-lo, somos convidados a participar da Eucaristia, desta divina verdade.
Então seja fiel a sua missão, esteja disponível, não crie dúvidas para interpretações que possam aniquilar seu trabalho frente ao seu cliente. Nos problemas, aproveite e confirme que, principalmente nesses momentos ele será assessorado. Quando criticam uma empresa, ou um trabalho, a notícia se espalha muito rápido. Mas um trabalho estruturado, idôneo, com objetivos certos – surpreender o cliente – também se propaga, e posso afirmar, é mais consistente do que quando criticam.
            Na paz do Senhor Jesus, tenham um bom dia.

terça-feira, 10 de maio de 2011

“Eu sou o pão da vida”. – 10/05/11

1ª Leitura – Atos 7, 51-8,1
Salmo – 30(31)
Evangelho – João 6, 30-35

            No livro de Atos dos Apóstolos, escrito por são Lucas, evangelista e patrono dos pintores e médicos, autor também do terceiro livro dos evangelhos, vemos, na perícope de hoje, o desfecho do ocorrido com o Estêvão. Escolhido para ser um dos sete diáconos dos Apóstolos teve a missão de trabalhar com os pobres. São Estevão focou a sua atenção nos convertidos Helenistas e dá uma prova de grande pregador, com o dom de descrever o poder da graça e o poder de fazer milagres. Só que o seu trabalho invadiu o campo dos doutores da lei e anciãos, que comandavam o povo de acordo com as suas conveniências. Devido a isso, levantaram calúnias sobre suas pregações e o condenaram a morrer apedrejado. São Estevão por nenhum momento recuou, descreveu a visão do Filho do homem ao lado direito de Deus e, em sua sabedoria, pediu perdão pelo ato agressivo deles.
            Assim, fortalece no evangelho de hoje, a quem devemos recorrer, a quem acreditar e postar toda nossa confiança? Todo aquele que se alimenta adequadamente, tem condições de resistir por mais tempo. Jesus se apresenta como o “pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Essa confiança é que nosso mártir Estêvão demonstrou e não vacilou.
            A proposta de Jesus para nossa vida é real, isso comprovado por são Estêvão. Jesus nos ensinou que precisamos ter fé, acreditar nEle, pois através dEle chegaremos ao Pai. São Estêvão acreditou, viveu esses ensinamentos e, como narra os escritos, fazia milagres intercedendo em nome do Senhor Jesus.
            Fazemos virar realidade em nosso dia, aquilo que acreditamos? Vivemos de acordo com o que transmitimos?
A nossa transparência, a maneira com que convivemos, atuamos e pensamos, influenciam no relacionamento com nossos clientes, não conseguimos interpretar por todo o tempo. Caso estejamos sendo falsos, desonestos, nós mesmos decairemos e ficará difícil uma reconciliação. Precisamos pedir incessantemente a Deus a sanidade, a capacidade de discernir e a perseverança na fé, onde saibamos trilhar corretamente, frente aos inúmeros caminhos que nos são oferecidos. A base para um bom dia está dentro de sua casa, comece bem e de bem com todos os de sua família, harmonize os relacionamentos, pois nas alegrias e principalmente nas angústias e decepções o seu porto de apoio é seu lar, junto com sua família.
A todos um bom dia na paz de Cristo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Seguir livremente, cabe a cada um – 09/05/11

1ª Leitura – Atos 6, 8-15
Salmo – 118(119)
Evangelho – João 6, 22-29

            É oferecido a cada um a decisão de acreditar na salvação através do Filho, nada é imposto. O discípulo Estêvão era capaz de realizar milagres e prodígios em favor daqueles que o procuravam em nome de Jesus, tamanha era sua fé. Sem temor, enfrentava os doutores da lei e anciãos. Tanto incomodou que proferiram calúnias para que Estêvão fosse condenado. Mas Estêvão tinha toda a confiança em Deus, não dobrou seus joelhos a aqueles que queriam fazê-lo calar.
            Isso nos ensina Jesus no Evangelho, para podermos realizar a obra de Deus, precisamos acreditar naquele que foi enviado, no Filho.
            Num comentário a um artigo na internet, explanava que: feliz é a religião católica, todo mundo fala que acredita e ninguém respeita nada. Não pode camisinha e usa-se camisinha, não pode a união entre pessoas do mesmo sexo, mas há diversos dentro das comunidades, etc. Isso não é mentira, mas a pessoa que proferiu seu entendimento esquece que o próprio Jesus não procurava as pessoas corretas, pois as mesmas estão salvas. A Igreja não aceita o pecado, esta posição deixa bem claro, mas quer conviver com o pecador, mostrar um novo caminho, trazendo e fazendo conhecer a verdade do reino de Deus. Caso todos nós fôssemos bons o suficiente para salvação não necessitaríamos ir às celebrações para reconciliar com Jesus.
            E nossa postura frente a isso? Jesus oferece a liberdade de escolha - somente acreditar. Acreditar é viver, mudar para uma nova filosofia de vida, amar o próximo como a si mesmo. Acreditar é assumir sérios compromissos com a vida, por isso que o pecado se torna atentador, é mais fácil negar, viver por si só. Fazer o certo dá trabalho.
            Começamos uma nova semana, irá planejá-la ou deixará correr prá ver o que acontece? Acredite no seu trabalho, mas o faça consistente. Quantas empresas, por falta de retorno de contato você está deixando de desenvolver? Os clientes estão tendo o seu feedback sobre os produtos ou serviços negociados e realizados? Não deixe acontecer, melhor é: faça acontecer.
 Desejo a todos um bom dia na paz de Jesus Cristo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A prática pedagógica de Jesus – 06/05/11

1ª Leitura – Atos 5, 34-42
Salmo – 26(27)
Evangelho – João 6, 1-15

            Jesus inicia seu acolhimento ao povo reconhecendo suas necessidades primárias, a fome. Instiga os apóstolos colocando-os à prova, como alimentar tantas pessoas? O povo veio atrás de conforto, é um povo sofrido com o desmando de quem mantinha o poder na época – não está longe da realidade de hoje, ainda, 2.000 depois. Através do pão multiplicado para saciar a fome dessas pessoas Jesus caminha para o real pão da vida eterna. Ensina-nos a aproximar dEle, nos converter, pois seremos saciados, Ele é o pão da vida.
            Com essa certeza, os apóstolos são açoitados devido aos ensinamentos na Sinagoga, mas estão felizes, por terem a honra de suportarem injúrias pelo nome de Jesus Cristo.
            Aprendendo com Jesus, temos que praticar a discernir a necessidade do cliente. Há vendedores que querem que o cliente se adapte ao produto, mas os diferenciados, foca a necessidade, podendo não ser um problema e, apresenta seu produto ou serviço como solução e/ou auxílio para melhorar seu desempenho. Por isso a dedicação no conhecimento do próprio serviço, dos produtos que negocia, torna-se primordial. É importante a reciclagem, as atualizações. A tecnologia avança diariamente e isso faz com que estudemos na mesma velocidade.
            A todos, um bom final de semana na paz do Senhor Jesus.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

“Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna” – 05/05/11

1ª Leitura – Atos 5, 27-33
Salmo – 33(34)
Evangelho – João 3, 31-36

            É persistente o chamado de Deus conosco, porque bondoso é seu amor. Poderemos ser verdadeiramente pessoas felizes do momento que depositamos nossa fidúcia no Senhor. Ter a felicidade, não significa que nós não teremos problemas, não necessitaremos arrostar obstáculos, muito pelo contrário, aqueles que embarcaram no projeto da salvação, encaram de maneira positiva os degraus dessa nossa caminhada aqui na terra. Inversamente, do descrente, culpa a todos e tem a convicção que tudo acontece contigo. Há pessoas abastadas financeiramente e neuróticas e, há pessoas desprovidas financeiramente, e sãs.
            Os apóstolos não temem a pressão vinda dos sacerdotes da época, eles tinham certeza do que falavam e do que ensinavam, mesmo correndo o risco de morrer. Só que eles possuem a veracidade da morte, esta foi vencida, acreditam e testemunham o Cristo ressuscitado. Obedecer a quem? Os apóstolos afirmam: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”.
            E você, pronto para enfrentar um novo dia? Refletiu sobre o que precisa fazer hoje? Planejou suas ações priorizando as tarefas que não podem deixar de serem feitas? Se estiver com um “abacaxi nas mãos”, estudou desde o início, porque ocorreu, como aconteceu, porque se tornou um empecilho?
Do momento que temos fé em Jesus Cristo, em sua morte e ressurreição, tudo se torna muito pequeno, tudo é passível de nosso entendimento.
Desejo um bom dia a todos na graça do Pai.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar, mas para salva-lo – 04/05/11

1ª Leitura – Atos 5, 17-26
Salmo – 33(34)
Evangelho – João 3, 16-21

            Todo aquele que confia e cumpre com a sua missão no meio da sociedade tem o amparo e o conforto de Deus. Na primeira leitura é até cômico a situação. Inconfortáveis com as mensagens apresentadas pelos apóstolos no templo, os sacerdotes mandam prende-los. Á noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez saírem e determinou que continuassem os ensinamentos. O sumo sacerdote reunido com seus partidários manda buscar os apóstolos na prisão e não os acham. Irão encontrá-los novamente pregando no templo.
            E João, no Evangelho, revela, através do Espírito Santo, qual é a proposta de Deus ao homem e qual é a sua aliança.
Por causa do amor incondicional com seus filhos - nós, Deus enviou o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer já esteja salvo. “Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más”. Não somos dono do amanhã, do segundo seguinte, por isso, o momento de se converter é agora. Nossa natureza é fraca, pecamos sem o menor esforço. Precisamos ficar atentos para não nos distanciarmos da graça oferecida por Deus, indistintamente a todos.
            Ontem, fui testemunha dessa graça. Num problema com o cliente, um projeto de minha terceirizada que não resolveu o problema, causando prejuízo para o cliente e para nós: eu, o representante comercial e o fabricante do projeto e produto, minha terceirizada. Primeira atitude: não fugimos da responsabilidade, fomos conversar e negociar. Segunda: ficamos à disposição do cliente, para que ele se sinta seguro de nosso interesse em solucionar da melhor maneira possível. Não tínhamos condições de devolver o valor pago, devido já estarmos em prejuízo, o mesmo foi gasto na construção do produto e depois, nas alterações feitas para amenizar os problemas – dos quais se agravaram.
            Diante da nossa postura, o cliente negociou novos projetos, que irão ser fornecidos gradativamente para liquidação do débito. No mesmo dia, fomos chamados para uma outra reunião, apresentaram outra necessidade, esta fará que liquidemos os débitos e tenhamos lucro. Acreditar que somos filhos de Deus, não quer dizer que não teremos problemas, mas temos a certeza que somos superiores a eles.
            A paz de Cristo ressuscitado.

terça-feira, 3 de maio de 2011

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – 03/05/11

1ª Leitura – 1 Coríntios 15, 1-8
Salmo – 18(19A)
Evangelho – João, 16, 6-14

            Como não crer? A história nos revela, além dos milagres, dos acolhimentos aos doentes, sua doutrina encantava e encanta as pessoas, até nos tempos atuais. “Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Como diz Paulo nessa perícope da carta aos Coríntios: se não confiamos que Cristo morreu por nossos pecados e  ressuscitou, e seu corpo não se corrompeu, "tereis abraçado a fé em vão". Jesus Cristo é o “caminho, a verdade e a vida”, a Ele deve ser pedido, a Ele deve ser confiado nossas vidas e nossas ações, quem nele crê fará obras maiores do que fora feito. Jesus é a chave de nossa prosperidade, se depositarmos nossa confiança, nossos pensamentos no Filho, seremos atendidos, “a fim que o Pai seja glorificado no Filho”.
            No nosso relacionamento é primordial a nossa transparência como pessoa, como profissional. Quando mencionei estratégia para se aproximar de cliente, devemos tomar o cuidado de não sermos aleivosos, mas aprazíveis, pois perseguimos um objetivo. Nossa profissão obriga a termos contatos com diversos tipos de pessoas, algumas das quais, infelizmente não merece nossa atenção e amizade, mas devido á obrigação profissional temos que nos aproximar para manter o relacionamento comercial, essencial a qualquer empresa que queira permanecer no mercado. Devemos nos diferenciar, pois necessitamos conhecer o cliente e oferecer soluções de acordo com o que comercializamos. Temos a obrigação de vender soluções, diferentemente de outros que procuram que seus clientes se adaptem aos seus produtos e serviços. Pense nisso: você oferece soluções ou obrigações a seus clientes? É orando, tendo a certeza de sua fé, muita perseverança, que poderemos ultrapassar esses obstáculos.
            A todos a paz de Cristo ressuscitado.