WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fidelidade a Deus – 03/02/12


1ª Leitura – Eclesiástico 47, 2-13
Salmo – 17(18)
Evangelho – Marcos 6, 14-29

1ª Leitura – Numa síntese é louvado a vida do rei Davi, afirmando que ele por sua fé, sobressaiu sobre o povo de Israel. Davi pediu a Deus e ganhou forças para derrotar a Golias, aos seus inimigos, os filisteus. Davi sempre louvava ao Senhor, sempre mostrou o seu amor e seu respeito ao Pai. Não esconde que Davi pecou, mas pelo seu amor e temor a Deus, seus pecados foram perdoados. – “O Senhor perdoou os seus pecados e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel” (Eclo 47, 13)

Evangelho – Marcos narra que Herodes discutia quem era Jesus, e ele acreditava que era João Batista, ressuscitado dos mortos, porque havia mandado cortar sua cabeça. Lembra que havia mandado prendê-lo, devido sua esposa Herodíades não gostar de João Batista devido ele denunciar que viviam em pecado, porque Herodes desposou a esposa do seu irmão Felipe. Herodes tinha medo e respeito por João Batista, mas ficava embaraçado quando João o recriminava. Num banquete, em que comemorava seu aniversário, após a filha de Herodíades ter dançado a ele e a seus convidados, jurou que daria tudo o que ela pedisse, mesmo que fosse a metade de seu reino. Ela saiu e perguntou a mãe que pediu a cabeça de João Batista numa bandeja. “O rei ficou muito triste, mas não pode recusar” (Mc 6, 26). Mandou cortar-lhe a cabeça e foi entregue a ela, os seus discípulos ao saberem de seu destino, recolheram e o sepultaram.

Optar por ser cristão não é viver num mar de rosas. João Batista dedicou sua vida no cumprimento de sua missão – “Uma voz clama no deserto” (Mal 3,1; Is 40,3; Mc 1, 3), e vemos que Herodes retrata muitas pessoas, nos dias atuais, que respeitam o cristianismo mas que deixam de cumprir com os mandamentos de Deus. O respeito então é medo de Deus, como se nosso Pai fosse como um escorpião e num descuido pudesse feri-lo. Ser cristão é assumir a vida, como nos conta a primeira leitura, sendo igual a Davi, humano e pecador, mas humilde suficiente para reconhecer seus pecados e pedir sincero perdão a Deus. Jesus Cristo nos traz o convite e a esperança de uma vida eterna, uma vida onde participaremos do reino de Deus, para isso não podemos deixar de cumprir os mandamentos do Pai que se resumem em amá-lo sobre todas as coisas, não levando o seu santo nome em vão, amar e respeitar o seu próximo como a ti mesmo. Parece frases batidas, mas precisamos todos os dias estar repetindo e rezando para que nós, possamos encontrar a paz que tanto almejamos.

A todos desejo um feliz e abençoado final de semana na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário