WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Há 40 dias – 02/02/12


1ª Leitura – Malaquias 3, 1-4
Salmo – 23(24)
Evangelho – Lucas 2, 22-40

1ª Leitura – O livro de Malaquias foi escrito por volta 430 a.C., após o exílio do povo judeu na Babilônia. Neste trecho profetiza a vinda do Senhor em nosso meio, será “o anjo da aliança...Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros...assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata” (Ml 3, 1-3).

Evangelho – Após quarenta dias do nascimento de Jesus, seus pais José e Maria, levam a criança para apresentá-la no templo, como prediz a lei. Chegando ao templo são recebidos por um ancião chamado Simeão, justo e piedoso, homem que esperava a consolação do povo de Israel. Ele agradeceu ao Senhor, movido pelo Espírito Santo, por não ter morrido antes de ver a salvação para o povo de Israel. Profetizou que essa criança será sinal de contradição e que a alma de Maria seria transpassada por uma espada. Após, chegara uma anciã, viúva, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, que se pôs a louvar a Deus e falar do menino. Após cumprirem suas obrigações retornaram para Galileia, para sua cidade de Nazaré. “O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lc 2, 40).

Somos acordados para a vida. Todo cristão tem ciência que enfrentaremos momentos de alegria, como a apresentação do menino Deus em nosso meio, como também, momentos difíceis, como a cruz. Séculos antes da vinda do Senhor, já haviam os anúncios, profetas que acalentavam o povo prevendo o dia de nossa salvação, conforme o que Deus permitia que comunicasse. Séculos após a vinda de nosso Senhor, ainda temos pessoas que desacreditam e não põe a esperança em suas mãos. “Imaginar um cristianismo sem a cruz, sem dores e sofrimentos, sem incompreensões e perseguições seria uma grande fantasia, é em meio as dores e tribulações desta vida que o reino vai se concretizando” (diácono José da Cruz). Nós cristão oferecemos nossa alegria para o Senhor e enfrentamos nossas dificuldades ao lado de nosso Senhor. Ser cristão não é só ter momentos de alegrias, também, não é ser testado ininterruptamente. Ser cristão é assumir a vida com responsabilidade, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Muitas vezes comentamos que as coisas poderiam ser mais fáceis, mas se pudermos ter a capacidade de visualizar o que ocorre ao nosso redor, poderemos verificar que estamos sendo abençoados e a força que necessitamos para enfrentar nossos obstáculos nos é dado gratuitamente, só que não podemos nos separar daquEle que tudo pode quando as turbulências forem amenizadas.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário