WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ajudar – 03/11/11


1ª Leitura – Romanos 14, 7-12
Salmos – 26(27)
Evangelho – Lucas 15, 1-10

            Paulo nos coloca neste trecho, afirmando: “ninguém dentre vós vive para si mesmo ou morre para si mesmo” (Rm 14, 7). Tudo é para o Senhor, por isso pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Então por que julgamos nosso irmão, por que o desprezamos? Todos nós iremos estar de frente ao tribunal de Deus, somente a ele cabe julgar e decidir. “Está escrito: ‘Por minha vida, diz o Senhor, todo o joelho se dobrará diante de mim e toda língua se glorificará a Deus’” (Rm 7, 12).
            No Evangelho, enquanto Jesus fazia refeição com os publicanos e pecadores os fariseus e mestres da lei que se aproximavam para ouvi-lo e criticavam por ele estar fazendo uma refeição com essas pessoas. Jesus contou-lhe duas parábolas. A primeira de um pastor de cem ovelhas, ao perder uma, ele larga as noventa e nove e vai atrás desta até encontrá-la e, encontrando-a coloca-a nos ombros, chegando em casa, reúne sua família e vizinhos e diz: “Alegrai-vos comigo” Encontrei a minha ovelha que estava perdida” (Lc 15, 6) A segunda parábola é de uma mulher que tem dez moedas de prata e perde uma, ela a procura até encontrá-la, e faz a mesma coisa. Diz Jesus: “Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte” (Lc 15, 10).
            Quais ajudas podemos dar ao fazermos uma fofoca? Crescemos quando criticamos ou julgamos alguém? Somos senhores e senhoras da verdade? Somos imunes ao erro? As leituras levam-nos a refletir sobre nosso comportamento e os prejuízos à comunidade quando falamos mal das pessoas que convivem conosco, participam de nosso meio, mostram também, nossa responsabilidade em apoiar os irmãos e irmãs que necessitam de nossos conhecimentos, ou simplesmente, fazer-se presente permanecendo ao seu lado. Alegrem-vos se, através de seu testemunho, seu exemplo e palavras conseguirem converter um irmão que não se responsabilizava nem com sua própria vida. Manifestai compaixão evitando descriminar criando pré-conceitos, conheça a vida do seu irmão, não o julgue. Participe da vida dele. Importante, participar da vida de alguém não compreende pecar em conjunto, muito menos, ser cúmplice de seus erros. Participar ativamente da vida do outro é também, saber dizer não, saber demonstrar que tais atos ou palavras o desagradam. É difícil, e sei que muitas vezes caímos no erro. Mas contamos com a oração que nos sustenta e nos dá força para continuarmos.
            Principalmente em nossa profissão. Nunca fale mal de seus concorrentes, muito menos de outros clientes. Sempre enalteça os seus pontos positivos, conheça o cliente para trazer-lhe soluções. Que nossa postura seja sadia frente ao mercado evitando sermos impertinentes.
            A todos desejo um feliz dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário