WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

“O zelo por tua casa” – 09/11/11


1ª Leitura – Ezequiel 47, 1-2.8-9.12
Salmo – 45(46)
Evangelho – João 2, 13-22

            A Igreja Católica Apostólica Romana comemora hoje a Basílica do Latrão, mãe de todas as
Igrejas, local onde fora convocado cinco Concílios, residência dos Papas e, na primeira leitura, em referência ao dia, Ezequiel narra que águas vertem do templo de sua parte subterrânea na direção leste, e todo os que banharem esse rio terão vida em abundância, haverá muitos peixes. Em suas “margens, ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão” (Ez 47,12).
            Jesus, no Evangelho de hoje, nos leva, conforme narração de São João, ao zelo pelo templo, ele entra e se aborrece com o comércio que é praticado. Munido de um chicote, vai derrubando as bancas dos comerciantes, tudo porque não tinham o respeito à casa de seu Pai. Lança um desafio: podem derrubar o seu templo, que o reconstituíra em três dias. Seus discípulos compreenderam o sentido dessa frase após a ressurreição.
            A igreja nos convida hoje a referenciar o nosso templo, zelar por nossas coisas, nossa cultura. A Igreja é a porta que nos conduz ao céu. A quem pertence? Pertence a humanidade, ao povo de Deus. É importante quando conseguimos zelar pela tradição, principalmente pela fé, não se deixando esquecer o homem. Nesta linha de pensamento, Jesus nos coloca a um passo a frente, ensinando-nos que o templo de Deus somos nós mesmos, por isso devemos cuidar e respeitar o nosso corpo, pois nele se manifesta o Espírito Santo, nele é a sua morada. Nós somos o templo vivo de Deus.
            Zelar de um modo geral por nossas coisas reflete diretamente o nosso caráter. A nossa apresentação, os cuidados que temos com nossa roupa, nosso veículo e utensílios que manuseamos são itens que revelam quem somos aos nossos clientes. Para que possamos transmitir confiança no que fazemos precisamos tomar os mínimos cuidados como nos comportamos. É necessário que diariamente estejamos nos corrigindo, evitando acostumarmos com vícios, trocando-os por virtudes. Isso se consegue pela perseverança e decisão de querer melhorar, não acontece de um dia para outro, mas gradativamente, ao ponto que, chegamos a fazer as coisas certas sem percebermos.
            Louvando a Deus, desejo a todos um bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário