WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Escolha e Renúncia – 01/11/11


1º Leitura – Romanos 12, 5-16
Salmo – 130(131)
Evangelho – Lucas 14, 15-24

            Na primeira leitura, Paulo elucida aos romanos a constituição do povo de Deus e da Igreja, nós juntos somos um único corpo em Jesus Cristo, onde somos os membros. Cada um de nós tem um dom, e este deve ser exercido da melhor maneira. Pede que façamos o que nos foi dado de graça com simplicidade repudiando o mal, sendo “zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração” (Rm 12, 12). Nossa influência no meio da comunidade tem que ser de união, amor, compreensão, abençoando a quem nos persegue, se alegrando e chorando com aqueles que choram, principalmente, acomodando-nos as coisas humildes.
            No evangelho Jesus, no banquete, é interpelado por um homem: “Feliz aquele que come o pão do reino de Deus!” (Lc 14, 15). Jesus narra uma parábola em que um homem deu um grande banquete e mandou seu empregado dizer aos convidados. Os mesmos, cada um com uma desculpa, não iriam comparecer. O patrão ao ficar sabendo, por seu empregado, ficou muito zangado, mandou-o ir á cidade e convidar “os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos” (Lc 14, 21), mesmo assim, o empregado voltou e falou que ainda havia lugares, então o patrão o mandou ir para estrada e atalhos obrigando as pessoas a virem, dissera o patrão: “Pois eu vos digo, nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete” (Lc 14, 24).
            Hoje nos é revelado através da Escritura que todos nós recebemos um presente gratuito de Deus, uma graça divina, um dom. Este nos capacita em alguma coisa, em uma área e Paulo nos alerta para não sermos soberbos, porque a cada um foi convidado a exercer-lo em favor da comunidade. Como no exemplo da parábola narrada por Jesus, não podemos fechar os olhos e por comodismo renunciar o nosso dom, isso fará que desviemos do caminho e prejudicando nosso objetivo final, o reino de Deus.
            Com humildade, simplicidade e muita oração devemos exercer as atividades para crescimento de nosso próximo e, concomitantemente, o nosso crescimento. Toda escolha que fizermos automaticamente requer uma decisão cominada com renúncia, ou seja, decida pelo bem, renuncie o mal. Decida por assumir um trabalho, renuncie ao comodismo. Parece repetitivo, mas precisamos orar diariamente para nos mantermos firmes no caminho, não podemos esquecer que somos fracos e suscetíveis aos prazeres gratuitos.
            Assuma a vida, a sua profissão, ao seu talento e seja feliz sabendo escolher e renunciar.
            A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário