WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sabedoria – 10/11/11


1ª leitura – Sabedoria 7, 22 - 8, 1
Salmo – 118(119)
Evangelho – Lucas 17, 20-25

            Na primeira leitura extraída do livro da Sabedoria apresenta a sabedoria como uma virtude divina, nela há um espírito inteligente e tantas outras qualidades. Quem é sábio é amigo de Deus, “de fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações” (Sb 7, 29). Quem a tem, com suavidade governa todas as coisas.
            Jesus no Evangelho contempla os sábios com o reino de Deus. Jesus é questionado pelos fariseus sobre qual momento irá chegar o reino de Deus. Então explica, elucidando sobre a proposta de ontem, somos o templo do Espírito Santo, então o reino de Deus encontra-se hoje, agora, está em nosso meio. Alerta-os que hoje eles podem ver o Filho do Homem, mas chegará o dia em que o procurarão, dirão que está ali ou aqui. “Não deveis ir nem correr atrás” (Lc 17, 23). Profetiza, que antes o Filho do Homem irá “sofrer muito e será rejeitado por essa geração” (Lc 17, 25).
            Pensemos sobre como estamos sendo cobrados hoje: de que adianta dinheiro? Fama? Se não tivermos a sabedoria? Dois exemplos atuais de grande repercussão na mídia: Michael Jackson e Amy Winheouse, ambos tinham fama, tinham dinheiro, mas se tornaram escravos de seu vazio interior (Dr. Augusto Cury), criaram fantasmas, não eram sábios. Tinham grandes talentos, porque o perderam, foram corroídos pela morte. Como nos ensina a primeira leitura, desde o século I aC: “na sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis” (Sb 7, 22-23) e, como nos fala Jesus, faz acontecer o reino de Deus.
Nada tenho para acrescer, e sim, pedir, ore para que consigamos entender e aplicar em nossos dias. Sejamos radicais na procura da sabedoria, como o rei Salomão. Utilizemos essa qualidade em nosso trabalho, em nossa família.
            A todos desejo um feliz dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário