WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ousar – 16/11/11


1ª Leitura – 2 Macabeus 7, 1.20 – 31
Salmo – 16(17)
Evangelho – 19, 11-28

            Vemos nesta primeira leitura uma nova história de fidelidade. Conta que sete irmãos e sua mãe foram presos por não aceitarem a proposta do rei de comerem a carne de porco. A mãe, neste episódio deu uma demonstração de fé e devoção a Deus. Após já ter matado por açoite seis dos irmãos, tentou persuadir o mais jovem prometendo riqueza e poder. Caso mudasse poderia ser amigo do rei. Como se mantinha firme em seu propósito, mandaram chamar sua mãe para convencê-lo, salvando sua vida. Sua mãe falando em língua de seus antepassados disse ao mais jovem para se portar fiel, pois desde o início quando o carregava em seu ventre, ele pertencia a Deus, foi ele que o constituiu, o formou. Teve a missão de o amamentar durante os três primeiros anos e educá-lo até a idade que tem hoje. “Não tenha medo deste carrasco. Pelo contrário, sê digno de seus irmãos e aceita a morte, a fim que eu torne a receber-te com eles no tempo da misericórdia” (2 Mc 7, 29). Assim o jovem e sua mãe não se sucumbiram às vontades do rei e afirmaram que não escaparás às mãos do Senhor.
            No Evangelho, narrado por Lucas, conta que Jesus caminhando com seus discípulos contou-lhe mais uma parábola: Um nobre deveria ir até outro distante país onde seria proclamado rei. Muitos odiavam esse nobre, mas não conseguiram impedir a sua coroação. Antes de partir chamou alguns de seus empregados e deu cem moedas de prata a cada um e pediu para investir. Ao retornar pediu a devolução daquilo que foi confiado. O primeiro disse que investiu e recebeu dez vezes mais, então o rei elogiou-o e concedeu o governo de dez cidades. O segundo apresentou-se e entregou o rendimento de cinco vezes mais. O rei elogiou-o e concedeu o governo de cinco cidades. O terceiro devolveu o que havia recebido, dizendo que havia guardado, pois sabia que era uma pessoa exigente e não queria perder o seu dinheiro. O rei insatisfeito criticou-o, considerando-o um servo mal, poderia ter posto o dinheiro no banco para render-lhe juros, já que sabia que era um rei severo. Ordenou que entregasse tudo o que havia recebido a aquele que havia ganho dez vezes mais. Uns alertaram que ele já havia ganhado muito, mas o rei os advertiu dizendo que aquele que tem mais lhe será dado e, quanto a este, que nada tem, o pouco lhe será tirado. Depois mandou chamar aqueles que eram contra ao seu reinado e mandou matá-los na sua frente.
            Na primeira leitura temos uma história real de fidelidade já, no Evangelho, temos uma história fictícia, uma parábola, mostrando a fidelidade de seus empregados ao nobre que tornou-se rei. Ambas mostram a ousadia que devemos ter para alcançarmos nossos objetivos. Primeiramente precisamos ser verdadeiros conosco mesmos, não nos deixando conduzir pelo prazer e facilidade, mas, enfrentando os problemas e resolvendo-os. Quem é o nobre e tornou-se rei? Jesus está falando em parábolas do Filho do Homem, dele mesmo. Concedeu talentos a todos nós, esperando que apliquemos esses dons na comunidade, em favor do próximo. Espera que sejamos fiéis à sua causa, ao seu reino. O quanto foi difícil para essa mãe ver seus filhos morrerem por açoite, mesmo assim manteve-se firme ao seu Senhor e a comunidade. Também Maria, nossa mãe e rainha, sofreu ao ver seu Filho sendo açoitado e crucificado, em benefício de todos. Resistiu porque colocou toda a confiança no Pai, e já havia compreendido sua missão.
            Assim deve ser nossos dias, precisamos primeiramente compreender nossa missão, aceitar de coração. Precisamos ser verdadeiros conosco mesmos. Não podemos fazer apenas por fazer as coisas, o cliente sempre procura aqueles que inicialmente transmitem confiabilidade, aqueles que proporcionarão o melhor atendimento, mesmo diante das dificuldades. A qualidade do produto/serviço, hoje, já não se discute mais, o diferencial está no atendimento. Pois qualidade é executar o que se propõe o que seja feito, caso isso não ocorra, seu produto/serviço, automaticamente está fora de mercado. Ao contrário do atendimento, antes e pós-venda, precisamos estar superando as expectativas do cliente, antecipando às suas necessidades. Analise, planeje e realize.
            A todos desejo um bom e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário