WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reconquista – 15/11/11


1ª Leitura – 2 Macabeus 6, 18-31
Salmo – 3
Evangelho – Lucas 19, 1-10

            No segundo livro de Macabeus, no trecho refletido hoje, conta a história de Eleazar, aos seus noventa anos se recusa a transgredir as leis de Deus, nas quais acredita. É aconselhado a fingir que está consumindo a carne de porco, a qual é proibida, depois cuspi-la, deste modo, escaparia da morte. Mas Eleazar pensou nos jovens, eles poderiam acreditar que até Eleazar mudou e deixou-se levar a prostituição religiosa. Afirmou aos seus oponentes o seu temor a Deus e não iria confrontá-lo, preferia sua morte. Começaram açoitá-lo até sua morte.
            Jesus, no Evangelho de hoje está entrando em Jericó enquanto Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, ao tentar vê-lo, por sua pequena estatura, sobe numa figueira. Ao chegar perto da figueira Jesus pede para Zaqueu descer que iria ficar em sua casa. Com alegria Zaqueu recebeu-o enquanto os outros criticavam a visita na casa de um pecador. Zaqueu falou: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais” (Lc 19, 8). Jesus afirmou que a salvação havia chegado aquela casa, porque ele também é filho de Abraão afirmando que Ele veio para salvar resgatando o que estava perdido.
            Unindo as leituras de hoje vemos que a corrupção, no seu sentido global, nos provoca todos os dias. Eleazar, numa análise fria, parece que perdeu tudo, por não deixar-se desviar de suas convicções, daquilo em que realmente acredita. Mas ele conhecia as leis de Deus, as quais queriam que corrompesse, conhecia os seus limites e, principalmente, seus deveres. Por mais difícil que fosse a sua decisão, não arredou, não vacilou ou, deixou-se levar pela maioria. Ganhou a vida eterna.
            No Evangelho, vem demonstrar o que deveríamos ter a certeza: quem está com Jesus, quem recebe Jesus em sua casa, em sua vida, se renova, se converte, se salva. O Filho do Homem veio até o nosso meio não para condenar, mas para salvar (Jo 3,17). Resgatar o que estava perdido, reconquistar os filhos do reino, os filhos de Abraão. Para que isso acontecesse, Zaqueu demonstrou seu interesse em querer ver Jesus, sua estatura não foi empecilho, estava decidido em aproximar-se da redenção.
            No relacionamento comercial muitas vezes temos dificuldades em aproximarmos das pessoas que decidem, das pessoas chaves dentro de uma empresa, mas, não deve-se desistir. O que necessita é fazermos como Zaqueu, procurar meios para suprir os obstáculos que colocam em nossa frente. Como nos ensina o velho ditado da água, ela quando não derruba grandes obstáculos, os contorna e segue em frente. Precisamos ter a mesma certeza e convicção de Eleazar, uma vez que sabemos o que queremos e o objetivo a ser alcançado, não podemos desistir. Planeja, reavalie seu trabalho, anote todos os contatos e reorganize o seu dia.
            A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário