WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Justiça e Sabedoria – 07/11/11


1ª Leitura – Sabedoria 1, 1-7
Salmo – 138(139)
Evangelho – Lucas 17, 1-6

            O livro da Sabedoria, conhecido como Sabedoria de Salomão, tem seu autor desconhecido, supõe-se que seja um judeu de Alexandria, escreveu no sec. I a.C., foi o último livro escrito do Antigo Testamento. O autor teve a intenção nos primeiros capítulos de levar seus leitores a buscar a Sabedoria fugindo do mal, porque o homem foi criado para a imortalidade de que ela é a garantia. O autor enfatiza que devemos nos afastar do mal, porque Deus é testemunha de nossos pensamentos, procuremos ter um coração simples, justo e sem blasfêmias.
            Jesus, no Evangelho de hoje, fala aos seus discípulos que infelizmente a sociedade humana causa escândalos, mas ai daquele que o provocar, “seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos” (Lc 17, 2). Jesus explica uma atitude difícil para o homem, se teu irmão pecar contra ti e se arrepender perdoa-lhe, e, se pecar num mesmo dia sete vezes, e se arrepender e pedir o seu perdão, perdoa-lhe. Ouvindo isso os apóstolos pedem para que aumente a fé e Jesus responde: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, podereis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria” (Lc 17, 6).
            As pessoas que vivem no sítio, em lugares afastados das cidades é mais fácil de nós depararmos com a vivência do que pede as leituras de hoje. A simplicidade em que levam suas vidas, o respeito que tem cada um pelo próximo, o compromisso com a comunidade e a devoção a Deus nos mostra que é possível viver bem. É possível se afastar das coisas ruins e se deixar levar pelo amor do Pai. Para essa comunidade não necessita de bens materiais para agradá-los, gostam na verdade do companheirismo, da conversa, da convivência, de um serviço voluntarioso. A cidade, e toda sua evolução tecnológica nos afasta de nossos irmãos, nunca foi tão fácil conversarmos com outras pessoas através de redes sociais, mas estamos cada vez mais sozinhos, estamos cada vez mais nos fechando num quarto, fazendo e vivendo uma egoísta sociedade, sem compromisso para com o próximo e para consigo mesmo.
            Jesus pede que cresçamos na fé, ela é responsável de nossa aproximação com o Pai e com nossos irmãos. Procuremos ser simples como os sábios, generosos e misericordiosos como Jesus, saibamos nos relacionar com nossos irmãos, sem sermos prepotentes e que ajamos pedindo incessantemente a capacidade de perdoar, não sendo nós, articuladores de escândalos.
            Muitas vezes, em nossa profissão devemos aprender a ficarmos quietos e somente escutar. Aquele que tem opinião pra tudo se torna inconveniente, pois inibe pessoas introvertidas, pessoas que tem dificuldade em exprimir seus pensamentos. Pessoalmente já senti isso na pele, percebi que estava falando demais, impondo aquilo que já vivi e no que acredito, só que estava tirando a oportunidade de outros se manifestarem. Uma vez ciente do que estava fazendo me senti constrangido, porque eu mesmo julguei-me inconveniente.
            Desejo a todos, um feliz dia com as bênçãos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário