WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Manter-se firme – 23/11/11


1ª Leitura – Daniel 5, 1-6.13-14.16-17.23-28
Salmo Dn 3
Evangelho – Lucas 21, 12-19

            Baltasar, filho que sucedeu o rei Nabucodonosor, ofereceu um banquete aos mil dignitários de sua corte. Já embriagado, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que seu pai havia retirado do templo em Jerusalém. Deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas (Dn 5, 3). Seu semblante foi alterado quando começou a ver dedos de mão que escreviam diante do candelabro. Com medo, o rei mandou chamar Daniel oferecendo a ele: “... conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu vestirás de púrpura, e levarás no pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino” (Dn 5, 16). Sábio e coerente respondeu ao rei que nada queria, isso não o satisfaz, mas que iria interpretar o que vira. Foi uma mensagem do Deus altíssimo, que diante de suas atitudes em celebrar com deuses que nada vêem e nada ouvem. Essa é a tradução das palavras que foram escritas: “mâne – Deus contou os dias do teu reinado e deu-o por concluído; técel – foste pesado na balança e achado com menos peso; pârsin – teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas” (Dn 5, 28).
            O Evangelho refletido hoje nos traz uma continuidade do que refletimos, onde Jesus fala aos seus discípulos que devido a opção de segui-lo, serão “presos e perseguidos, sereis entregues às sinagogas e postos na prisão, sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome” (Lc 21, 12). A decisão em segui-lo pode trazer exclusão até da comunidade onde vive, inclusive, dos seus familiares. Mas ressaltou, que essa decisão os levará a salvação, ganharão a vida eterna.
            Hoje, glorifico a Deus pela vida de nosso Pároco Padre Paulo Roberto Gonzáles, que completa 25 anos de sacerdócio. Com todas as dificuldades e, com todas as alegrias, atravessou o mais difícil terreno, que é a juventude, diante de sua decisão – anunciar o Evangelho. Manteve-se firme nas intempéries da vida, se fez ousado nos desafios e pastor para o seu povo que lhe foi confiado. Nem todos os dias foram de alegrias, porque como nós, é um ser humano, um filho de Deus, diferenciado. Atendeu ao chamado do Pai, se entregou à comunidade, fazendo desta sua família. Como nos diz Jesus no Evangelho, optar pela Verdade é enfrentar muitas contrariedades, é ser perseguido e caluniado. Mas como o profeta Daniel, não se deixou levar pela riqueza humana, mas sim, pela divina riqueza de Deus.
            Pessoas que através de sua vida, através de seus atos, fazendo valer suas convicções são exemplos positivos para nossa caminhada, para o nosso crescimento. Não deixemos de imitá-los, devemos copiar e divulgar. Manter-se firme à verdade, trabalhar com honestidade são virtudes incontestáveis. Preferível ganhar uma moeda com o suor do trabalho do que mil moedas com falcatruas e bajulações.
            A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário