WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Evangelizar – 30/11/11


1ª Leitura – Romanos 10, 9-18
Salmo – 18(19A)
Evangelho – Mateus 4, 18-22

Hoje a Igreja louva e agradece a Deus pela fé, dedicação e evangelização do apóstolo André, irmão de Pedro. Discípulo de João Batista seguiu Jesus quando o seu precursor o apresentou como Cordeiro de Deus. Foi martirizado em Pátras, a terceira maior cidade da Grécia, pediu que sua cruz fosse em forma de “X”, porque não se considerava digno de ser crucificado como o Mestre, assim ficou conhecido a Cruz de Santo André.

Na primeira leitura Paulo fala à comunidade de Roma que todo aquele que crê será salvo, ressalvando: “é crendo no coração que se alcança a justiça, e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação” (Rm 10, 10). Todo aquele que prega deve ser evangelizador, deve anunciar, lembrando Isaías que menciona: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem” (Rm 10, 15). “Logo, a fé vem pela pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo” (Rm 10, 17).

Na passagem de hoje, o Evangelho retrata o convite de Jesus Cristo a Pedro e André. Eles estavam a lançar a rede ao mar, porque eram pescadores. “Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei pescadores de homens” (Mt 4, 19). Largaram tudo e o seguiram. Após Jesus viu mais dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, convidou-os e logo largaram a barca do pai e o seguiram.

O encontro com Cristo, isso ainda é possível. Vimos pelo Evangelho que esse encontro, esse convite, muda imediatamente a vida daquele que nele crê. Mas muitos o querem vê-lo para acreditar e deixam de senti-lo, deixam de reconhecer as tantas atuações e intervenções que faz em nossas vidas, ficamos trancados por causa do hipocresismo de nossos objetivos pessoais. Um grande mal que as redes sociais pode causar é o individualismo, o egoísmo. Ao mesmo tempo que estamos conectados com o mundo e com todos os amigos, a qualquer insatisfação, desligamos o sistema e acreditamos que resolvemos o problema. A vida não se resume a isso, necessitamos de jovens e pessoas com experiência de vida trabalhando a favor da comunidade, se fazer presente, construindo algo real. Vemos muitas pessoas “de coração bom” trancadas em seus quartos, desmotivados a assumirem algum trabalho coletivo, sem capacidade de se relacionarem face a face com seu irmão.

Já no século I Paulo afirma que não existe fé sem a pregação, todo aquele que crê tem que manifestar a sua fé. A fé é um tesouro que deve ser compartilhado.

Em nosso trabalho não podemos viver trancados em nossos escritórios mandando recados, temos que sair para rua, manter contatos, apertar a mão de nossos clientes, se manifestar frente a eles, fazê-los nos conhecer, assim, poderão depositar confiança à nossa pessoa. Não somos cartas, que chegam através de correios e/ou emails, somos pessoas, com sentimentos, e desta maneira devemos tratar também os nossos clientes.

Seguindo os ensinamentos, vamos manifestar a nossa fé em Jesus Cristo, vamos valorizar o que ganhamos gratuitamente de Deus, a nossa vida. Saiamos de nosso comodismo e enfrentemos o mundo com sabedoria e amor, ajudemos o crescimento do próximo, nosso irmão, preguemos a Boa-nova, anunciemos a vinda do menino Jesus.

A todos desejo um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário