WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resistência – 17/11/11


1ª Leitura – 1 Macabeus 2, 15-29
Salmo – 49(50)
Evangelho – Lucas 19, 41-44

            A primeira leitura de hoje narra o início da resistência do povo judeu através de Matatias. Os delegados do rei Antíoco, encarregado de levar o povo judeu à apostasia, chegaram a cidade de Modin com o objetivo de organizar os sacrifícios. Ofereceram a Matatias riquezas e poder, mas ele e seus filhos se puseram a parte, negando se afastarem da Lei. Mal Matatias terminara de recusar, um judeu se propõe a seguir o mandato do rei. Ofendido Matatias invade o altar armado de muita cólera e mata o judeu, como também o delegado do rei, destruindo posteriormente o altar. E Matatias sai gritando em alta voz a quem tivesse amor pela lei e quer conservar a aliança, que o seguissem, fugindo para  as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade, e muitos os acompanharam.
            Jesus no Evangelho se aproxima de Jerusalém, vê a cidade e começa a chorar. A cidade perde por não ouvir aquele que traz a paz. Profetiza sua destruição e controle por outros reis, porque não soube reconhecer o tempo em que fora visitada.
            Vemos hoje duas formas de resistência, a primeira, como nos mostra a leitura do livro de Macabeus, nos leva a vida, porque resiste ao mal declarado e, a segunda resistência, leva a morte, porque totalmente oposta, resiste ao bem, a salvação. Como devemos optar? Como que teremos a certeza de não estarmos nos desviando e nos opondo aos desígnios do Pai? Do momento que nos colocamos em oração, conversamos diariamente com Deus teremos a certeza quando erramos e quando estamos executando de acordo com seu projeto. Quando nos colocamos a dialogar com Deus criamos intimidades e conseguimos sentir em nosso coração, sabendo discernir entre o bem e o mal. Como tantos santos e santas que conviveram em nosso meio atestaram que o caminho da salvação é o mais simples possível, requer apenas doação, entrega real às leis de Deus, ao amor.
            Ressalto que no exercício de nossa profissão precisamos nos ater às nossas resistências. Cuidado em resistir a inovações, porque com certeza Deus quer que seus filhos se renovem, cresçam. Deus nos presenteou com a vida, com a inteligência, por isso não devemos nos acomodar, precisamos diariamente nos reciclar, buscar novos conhecimentos, não colocarmos como retrógrados e excluídos de inovações, principalmente tecnológicas. Deus não quer seu filho como um idiota, inerte ás evoluções, mas ativo, questionador, a gente de transformação.
            Com amor desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário